Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleições do PT movimentam filiados em 190 cidades do Piauí

O diretório regional do partido é disputado pelo deputado federal Assis Carvalho e pelo atual vice-presidente Pedro Calisto.

09/04/2017 18:24

Milhares de filiados ao Partido dos Trabalhadores em todo o Piauí foram às urnas neste domingo para eleger os novos presidentes de diretórios municipais e delegados para o Congresso Estadual que vai eleger o novo presidente regional do partido. Em Teresina, cerca de 1.300 dos 9 mil filiados compareceram à Unidade Escolar Engenheiro Sampaio. Até o início da noite o resultado ainda estava sendo apurado. As eleições ocorreram em 190 cidades do estado.

Em Teresina, o delegado Jetan Pinheiro, o sindicalista Gilberto Paixão e a filiada Nayara Costa concorrem ao cargo de presidente do diretório municipal de Teresina. A eleição em cédula de papel foi encerrada às 17h, mas a contagem manual e a análise de denúncias acerca da legalidade de atos pela comissão eleitoral atrasaram a apuração.

Eleições para diretórios municipais e estadual do PT aconteceram neste domingo (Fotos: Jailson Soares / O DIA)

O diretório regional do partido é disputado pelo deputado federal Assis Carvalho e pelo atual vice-presidente Pedro Calisto. Os dois prometeram unidade partidária independentemente do resultado. Assis Carvalho entende que é preciso defender o legado do PT para o Brasil e enfrentar o ódio, que segundo ele, é espalhado por setores conservadores da sociedade. “O PT é o partido que mais incluiu pessoas humildes, é o que mais contribuiu para o país. Infelizmente um acordo midiático com alguns setores conservadores mentem diariamente sobre o partido, e temos que enfrentar isso levando o que realmente fizemos”, pontua Assis Carvalho. 

Já Pedro Calisto defendeu o fortalecimento do partido através do resgate de atuação junto aos movimentos sociais. “É preciso fazer um trabalho para trazer as pessoas que hoje estão desencantadas com o partido, ajudar o governador em 2018 e trabalhar para elegermos uma forte bancada de deputados estaduais e federais. O partido precisa olhar mais pra sua militância”, aponta Calisto.

Até por volta das 18h30, o resultado parcial apontava 1.013 votos para a chapa de Assis Carvalho e 986 para a chapa de Pedro Calisto. Nenhum resultado tinha sido divulgado ainda sobre Teresina. 

Fonte: Jornal O DIA
Por: João Magalhães
Mais sobre: