Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleições 2020: João Vicente Claudino quer disputar prefeitura de Teresina

O ex-senador se diz motivado para disputar as eleições 2020 após 10 anos longe de disputas eleitorais

27/06/2020 14:49

Apesar de ainda não ter oficializado uma pré-candidatura, o ex-senador João Vicente Claudino, presidente estadual do PTB, tem demonstrado publicamente a disposição para voltar a encarar uma disputa eleitoral, após 10 anos. A última eleição disputada por ele foi em 2010, quando foi candidato ao governo do Estado. 

João Vicente retomou a carreira política há poucos meses. Ele assumiu o papel de articulador de uma chapa proporcional no PTB, além de ser apontado como o candidato natural da sigla para disputar o Palácio da Cidade em 2020. 

Questionado sobre as motivações que podem o levar a disputa eleitoral, ele destaca o sonho de aplicar conhecimentos adquiridos ao longo da vida empresarial na gestão pública do município. 

“O que me motiva a voltar a disputar um cargo político foi o que sempre me motivou. Duas coisas. Primeiro o sonho de nós podermos realizar algo diferente dentro da política, levando para ela a nossa visão empresarial, a nossa visão de desenvolvimento e de prosperidade, e fazer com que, não só Teresina, mas todo o estado do Piauí transforme o potencial econômico em realidade concreta e na transformação da vida das pessoas. Então, esse sonho foi o que sempre me puxou, me motivou às disputas eleitorais”, disse. 

João Vicente Claudino (Foto: Divulgação)

O segundo fator apontado por JVC como motivador para a volta a uma disputa eleitoral é a autoconfiança e a perspectiva de sucesso em uma gestão no Executivo. “O segundo ponto que nos motiva é a certeza de que nós temos capacidade, temos preparo, e condições para colocar a nossa capacidade à prova de uma gestão e realizar um grande trabalho com o povo do Piauí”, explicou. 

Nas últimas semanas, João Vicente Claudino tem intensificado as andanças por bairros e comunidades de Teresina. Apesar de ainda não afirmar, pelo menos de forma direta, que é candidato à Prefeitura de Teresina, o ex-senador tem cumprindo uma agenda digna de pré-campanha, expressão que ele questiona o significado. 

“O que nós estamos fazendo é caminhar por Teresina, conversar com as comunidades. Nós sempre fizemos isso antes de entrar na política, antes de disputar um cargo eletivo. Continuamos a fazer no mandato de Senador, e sempre fizemos. De um tempo pra cá, começou a se colocar essa denominação de pré-candidatura. É uma coisa meramente ‘pró-forma’. Acho que todos que são filiados a um partido político e têm uma história de trabalho pela cidade já são automaticamente pré-avaliados pelo povo”, disse.

PTB deve ter candidatura própria em Teresina, garante João Vicente

O ex-senador e presidente do diretório estadual do PTB, João Vicente Claudino, garantiu que   partido terá candidatura própria na disputa pela Prefeitura de Teresina nas eleições de 2020. Apesar de não confirmar que ele será o representante da sigla na eleição majoritária, JVC ressaltou que o partido está unido a respeito do propósito.

“O PTB está unido dentro de uma candidatura própria, não há nenhuma defecção. Há 100% de entendimento, caso o PTB tenha uma candidatura para prefeito de Teresina”, garantiu o ex-senador. 

Caso a tendência de candidatura própria não se confirme, o PTB poderá se coligar com outra sigla, mas sem a possibilidade de indicar um candidato a vice-prefeito. De acordo com João Vicente, a decisão ficaria a cargo dos membros do partido e dos pré-candidatos que formarão a chapa proporcional. 

“Quanto a qualquer outra coligação, não havendo uma candidatura própria do PTB, não há nomes no PTB para outra chapa majoritária. Não quer dizer que o PTB não se coliga com outro partido. Terá que se coligar com outro partido. [...] Os líderes do partido irão decidir, com muita prudência, no momento oportuno, o caminho que o PTB irá trilhar”, explicou.


Edição: Otávio Neto
Por: Natanael Souza
Mais sobre: