Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dudu: Firmino 'deu com os burros n'água' se tentou interferir em votação

Jeová Alencar (PSDB) garante que episódio não representa ruptura entre ele e o prefeito Firmino Filho (PSDB).

16/11/2017 10:49

O vereador Edilberto Borges Dudu (PT) afirmou nesta quinta-feira (16) que o Poder Legislativo da capital deu uma demonstração de independência ao eleger a próxima mesa diretora da Casa (para o biênio 2019-2020) mesmo contra a vontade do prefeito Firmino Filho (PSDB).

O parlamentar, que faz oposição à gestão tucana, comentou as especulações de que Firmino teria tentado inviabilizar a votação, recomendando que os vereadores de sua base aliada faltassem à sessão desta quinta-feira.

O vereador Edilberto Borges Dudu (Foto: Moura Alves / O DIA)

"Se o prefeito tentou algum tipo de pressão para fazer com que este Poder ficasse de joelhos, ele deu com os burros n'água. A Câmara é independente, até porque o presidente Jeová Alencar é do PSDB, mas a mesa diretora é composta por vários partidos, respeitando a proporcionalidade. O prefeito Firmino Filho tem que cuidar é da cidade, é da gestão dele. Ele não pode querer interferir [na Câmara]. Esta Casa hoje mostrou a sua altivez e a sua independência", afirmou Dudu.

Notícia relacionada:

Jeová é reeleito presidente da Câmara e Firmino fará reforma administrativa 

O presidente Jeová Alencar negou que o episódio represente uma ruptura entre ele e o prefeito, que é seu correligionário.

"O prefeito Firmino Filho é nosso amigo. Todo mundo sabe da admiração e do respeito que eu tenho por ele. Faço parte do grupo político do prefeito [...] A gente sabe que os poderes são independentes e harmônicos entre si, e o que aconteceu aqui foi apenas uma questão administrativa. Alguns vereadores decidiram o que queriam, outros não [os ausentes], mas a gente respeita, e a partir de agora eu não sou presidente apenas para os 17 vereadores [que participaram da votação], mas sim para todos os 29 vereadores e para todos os servidores. Vamos continuar nosso trabalho com a maior transparência e tranquilidade", afirmou Jeová.

Embora tenha reiterado sua aliança com Firmino, o vereador tucano não deixou de comentar a suposta tentativa de sabotar a votação, por meio da ausência em massa dos parlamentares.

"Se a falta dos vereadores foi uma estratégia para minar a eleição, pelo resultado nós vemos que ela falhou", concluiu o presidente.

Jeová Alencar, feliz após garantir a permanência no comando do Legislativo municipal até dezembro de 2020 (Foto: Moura Alves / O DIA)

Por: Cícero Portela e Ithyara Borges
Mais sobre: