Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dias volta atrás e pede presença de tropas federais nas eleições do Piauí

Governador havia dito que o Estado não precisaria de reforço na segurança, mas acabou mudando de ideia e endossa nova solicitação feita ao TSE pela Corte eleitoral do Estado.

23/09/2016 18:11

O governador Wellington Dias (PT) reconsiderou a avaliação inicial do seu Governo e endossou o requerimento do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí pedindo que o Tribunal Superior Eleitoral autorize a vinda de tropas federais para garantir a segurança nas eleições municipais. 

Ao todo, 60 juízes eleitorais requisitaram a presença do exército em seus municípios. O primeiro pedido do TRE foi negado pela Corte superior eleitoral porque, entre outros motivos, o Governo do Estado garantia ter condições manter a tranquilidade no dia da eleição.

O governador Wellington Dias (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

Após ter conhecimento da decisão do TSE negando as tropas federais no Estado, o desembargador Edvaldo Moura, corregedor eleitoral do Piauí, solicitou que fosse feito um novo pedido e, dessa vez, o governador resolveu avalizar a solicitação.

Ao jornal O DIA, o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, explicou que a presença do exército é importante, mas, caso o envio não seja concretizado, ele garante que o Estado conseguirá manter a segurança.

O Tribunal Superior Eleitoral ainda não julgou o novo pedido, mas o TRE-PI acredita que agora a proposta deve ser aprovada. Fábio Abreu adianta que, se a solicitação das forças federais for aprovada, os militares vão trabalhar exclusivamente no dia das eleições, acompanhando a movimentação de candidatos e eleitores nos municípios piauienses.

A íntegra desta notícia e outras notícias da editoria de Política você confere no Jornal O DIA deste sábado.

Baixe o aplicativo do jornal O DIA e leia no seu smartphone. 

Fonte: Jornal O DIA
Por: João Magalhães
Mais sobre: