Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Diante da crise, prefeito descarta novos concursos públicos para 2017

Além do fim dos novos concursos, Prefeitura de Teresina vai colocar em prática neste ano o plano de reduzir em 20% o número de cargos comissionados nas secretarias.

03/01/2017 08:31

O prefeito Firmino Filho (PSDB) descartou a possibilidade de determinar a abertura de concursos públicos para Prefeitura de Teresina em 2017. O gestor comentou que por conta da crise financeira que atinge a economia do país, é difícil trabalhar na perspectiva de iniciar novos concursos em 2017. No entanto, ele garantiu que o concurso unificado iniciado em 2016 e que ainda está em andamento, será concluído até março e os aprovados dentro do numero de vagas estabelecidas no edital serão chamados. 

(Foto: Assis Fernandes/ O Dia)

“Não tem previsão para novos concursos por causa da crise que estamos enfrentando. É muito difícil pensar nessa perspectiva de novos concursos. É claro que devido a importância dos cargos para o funcionamento da máquina, vamos garantir a convocação daquela quantidade dos cargos colocados a disposição em edital”, citou o prefeito. O concurso em andamento foi realizado no final do ano passado e unificado para sete órgãos da administração municipal. 

Além de prever a não realização de novos concursos por causa da crise, a Prefeitura de Teresina vai colocar em prática neste ano o plano de reduzir em 20% o número de cargos comissionados nas secretarias. Cada pasta deve apresentar em fevereiro um planejamento para reduzir despesas de custeio. A meta do prefeito Firmino Filho é chegar ao final de 2017 tendo economia de R$ 62 milhões.

Corte de gastos é a palavra de ordem

O prefeito Firmino Filho (PSDB) deu posse na manhã de ontem (02) aos secretários que vão compor a gestão municipal de Teresina pelos próximos quatro anos e a palavra de ordem para a nova equipe é corte de gastos. Diante da grave crise econômica que o país tem atravessado, a saída para a administração municipal é manter o equilíbrio fiscal e atrair investimentos. É essa a principal orientação do prefeito aos novos secretários. 

“Temos que estar preparados para as intempéries que possam surgir, porque sabemos que para atingirmos nossas metas, temos que nos organizar. E por organização, nesse momento econômico delicado que estamos vivendo, eu quero dizer prudência, reduzir gastos, agir com equilíbrio e cuidando para que haja uma manutenção nas receitas do Município”, destacou o prefeito em seu discurso aos novos gestores. 

De acordo com Firmino, na medida que pode ajudar a reduzir os efeitos da crise nas finanças municipais é a parceria com o setor privado em áreas de atuação estratégicas. Quem compartilha da visão do prefeito é o secretário Aluísio Sampaio, que assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec). Para o gestor, o setor privado está tendo mais poder de investimento que o poder público e as parcerias público-privadas (PPP's) tornam-se mais que necessárias para o crescimento econômico e social do município. 

"Teresina se destaca muito na prestação de serviços e é para isso que temos que voltar nosso olhar no momento. Trazer empresas de fora, aumentar o potencial daquelas que já estão aqui e assim garantir que a nossa riqueza circule e que as receitas se mantenham positivas", diz Aluísio Sampaio.

Por: João Magalhães
Mais sobre: