Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputados revogam honraria concedida a ex-ministro Geddel

A medalha Anita Garibaldi, a mais importante do Estado, foi concedida a Geddel em 2010 pelo então governador, Luiz Henrique da Silveira (1940-2015).

22/09/2017 15:38

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina revogou nesta quinta-feira (21) uma honraria concedida ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB). A medalha Anita Garibaldi, a mais importante do Estado, foi concedida a Geddel em 2010 pelo então governador, Luiz Henrique da Silveira (1940-2015).

Na época, o político baiano ocupava o cargo de ministro da Integração Nacional do governo Lula e foi homenageado pela liberação de recursos após as enchentes que atingiram o Estado em 2008 deixando mais de 120 mortos.

A honraria foi revogada duas semanas depois de a Polícia Federal descobrir R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador que teria sido emprestado ao ex-ministro. Foram encontradas no dinheiro as impressões digitais de Geddel, que está preso na penitenciária da Papuda, em Brasília, desde o dia 8 de setembro.

A proposta de revogação é do deputado estadual João Amin (PP). Tramitou em tempo recorde -apenas nove dias- e foi aprovada por unanimidade, com votos inclusive de cinco parlamentares do PMDB. O projeto segue para sanção do governador Raimundo Colombo (PSD).

"Tomamos esta decisão para valorizar quem já recebeu esta honraria e quem vai recebê-la no futuro. Há um somatório de situações envolvendo Geddel que fortalecem o nosso projeto", diz Amin à reportagem.

Na justificativa, o deputado cita a descoberta dos R$ 51 milhões e afirma que Geddel "ofendeu os sentimentos de honra e dignidade do povo catarinense".

A polêmica em torno da honraria, contudo, não é recente. Na época em que foi proposta, em 2010, a concessão da medalha foi questionada por deputados que apontavam que Geddel, quando ministro, concentrou os recursos de prevenção a desastres para municípios da Bahia, seu reduto eleitoral.

Além da medalha Anita Garibaldi, Geddel foi agraciado com outras honrarias pelo país entre 2007 e 2010, período em que foi ministro da Integração.

Recebeu a Ordem do Mérito Naval, da Marinha, a Medalha do Pacificador do Comando do Exército, a Medalha do Mérito Alvorada do Governo do Distrito Federal, além da Medalha Tomé de Souza, principal honraria da Câmara Municipal de Salvador.

Fonte: Folhapress
Mais sobre: