Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputado propõe audiência para debater violência contra público LGBT

A audiência acontece nesta segunda-feira (30), às 15h, no Plenarinho

29/03/2015 08:30

Apontado como o quarto Estado que mais prática violência contra LGBT, segundo a Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, o Piauí ainda carrega longos desafios. Tendo reverberado os dados recentes da Secretaria, o deputado Fábio Novo (PT), convoca audiência pública para tratar o caso. A audiência acontece nesta segunda-feira (30), às 15h, no Plenarinho.
Fábio Novo aponta grande preocupação com o problema e aponta o conservadorismo como questão a ser combatida. Segundo ele, os Estados do Nordeste estão entre os que mais violenta este setor, ainda por conservar uma cultura machista, destacando ainda que nos municípios do interior a situação é ainda mais complicada. Enquanto no Brasil, os LGBT assassinados representam 1,6 de cada um milhão de habitantes, nos dois Estados nordestinos a proporção salta para 4,5 (PB) e 4,1 (PI).
Segundo os dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, consideradas denúncias por 100 mil habitantes, o Distrito Federal aparece na ponta, com 1,52% das ocorrências; depois, Alagoas (1,51%); seguidos por Paraíba e Piauí, ambos com 1,22%.
De acordo com Fábio Novo, a comunidade LGBT é cidadã e detentora de direitos e cabe ao Estado garantir políticas públicas afirmativas no sentido de garantir uma plena cidadania do segmento. “É preciso, sobretudo, que haja consciência da diversidade e respeito às diferenças, de modo que possamos conviver em uma sociedade igualitária e harmônica”, pondera.
Por: Sarah Fontenele e Mayara Martins - Jornal O DIA
Mais sobre: