Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Denúncia contra Lula por campanha antecipada é encaminhada à PGE

Na peça, Robert Rios diz que Lula fez explicita campanha eleitoral e pede medidas de punição ao ex-presidente.

06/09/2017 08:48

A Procuradoria Regional Eleitoral no Piauí encaminhou a Vice Procuradoria-Geral Eleitoral, em Brasília, a representação protocolada pelo deputado estadual Robert Rios (PDT), pedindo investigação sobre suposta realização de campanha extemporânea realizada pelo ex-presidente Lula (PT) no Piauí. Na peça, Robert Rios diz que Lula fez explicita campanha eleitoral e pede medidas de punição ao ex-presidente. 

Lula discursa no Therezina Hall (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)

Ao O DIA, o procurador eleitoral Israel Gonçalves informou, através da assessoria de imprensa, que, como a acusação recai sobre pretenso candidato ao cargo de presidente da República, a competência para acompanhar os fatos recai a sede da Procuradoria-Geral Eleitoral, através do vice procurador-geral, Nicolão Dino. 
O ex-presidente Lula cumpriu agenda no Piauí entre os dias 1° e 4 de setembro, na Caravana Lula pelo Brasil. Aqui no estado, ele participou de eventos em Marcolândia, Picos, Altos e Teresina. O governador Wellington Dias (PT) também participou de todos os atos públicos com o ex -presidente e também é acusado por Robert Rios (PDT) de promover sua reeleição ao Governo do Estado. 
Na Tribuna da Assembleia Legislativa, Robert Rios lembrou que, no passado, já chegou a ser condenado por ter participado de uma festa em alusão ao Dia das Mães em cidade do interior. “Todo prefeito vive com medo de ser multado e condenado pela Justiça Eleitoral. Ela também tem que punir aos grandes e o Lula fez explícita campanha por onde passou no Piauí”, protesta o líder da oposição no estado. 
O DIA tentou contato com a Procuradoria-Geral Eleitoral para saber se a instituição vem acompanhando os atos da Caravana e as denúncias de campanha eleitoral antecipada por parte de Lula, mas as ligações não foram atendidas e o e-mail não houve retorno por e-mail, até o fechamento desta matéria.
Por: João Magalhães
Mais sobre: