Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

De seis prefeitos cassados no Piauí, apenas um foi afastado do cargo

Os prefeitosl se mantêm no cargo por força de liminar.

25/01/2015 08:20

Os partidos e políticos do Piauí já se articulam visando o pleito eleitoral de 2016 e o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí �€“ TRE ainda julga processos que pedem a cassação de prefeitos eleitos na eleição municipal de 2012. Nos últimos três anos, seis prefeitos tiveram os diplomas cassados, mas apenas um deixou definitivamente o cargo. Os demais conseguem se manter no posto por meio de liminares que protelam as ações judiciais até a última instância.

Foto: Reprodução

De acordo com informações passadas pelo TRE-PI ao jornal O DIA, apenas o prefeito eleito em 2012 no  município de Simões, Edilberto Abdias de Carvalho (foto ao lado), deixou o cargo após decisão do Tribunal Superior Eleitoral que não cabia mais recursos. A Justiça Eleitoral realizou uma eleição suplementar no município e candidato Dogizete Pereira (DEM) foi eleito.

Os demais prefeitos cassados pelo Tribunal regional se mantêm no cargo por força de liminar. São eles Paulo Vilarinho do município de Palmerais, Luiz Neto Alves de Sousa de Amarante, Afonso José Damásio de São Miguel da Baixa Grande, Messias Moreira Elizardo da cidade de Lagoa Alegre e Walfredo Val de Carvalho de Valença. Todos eles aguardam julgamento dos recursos.

O Tribunal eleitoral do Piauí informa que a tendência é que nos próximos anos a lista deve aumentar. Segundo os dados repassados, pelo menos mais 14 prefeitos eleitos em 2012 enfrentam ações que vão desde a compra de votos ao abuso do poder político e econômico entre outros crimes eleitorais.

Entre os prefeitos que podem perder os cargos estão os gestores de Angical do Piauí, Bonfim do Piauí, Vila Nova do Piauí, Marcos Parente, Guadalupe, Flores do Piauí, Castelo do Piauí, Isaías Coelho, Vera Mendes, Lagoa do Sítio, Redenção do Gurguéia, Colônia do Gurgéia, São Julião e Itaueira. 

Por: Lídia Brito (Jornal O Dia)
Mais sobre: