Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Data AZ: Firmino Filho aparece com 56% das intenções de voto

Segundo pesquisa, prefeito deve ser reeleito no primeiro turno; Dr. Pessoa é o candidato menos rejeitado;

29/09/2016 07:35

Em sua última pesquisa eleitoral em Teresina, antes da votação em primeiro turno, que ocorrerá no domingo, o Instituto Data AZ constata que o candidato Firmino Filho deve ser reeleito prefeito da capital do Piauí com até 56,70% dos votos. Esse é o percentual das intenções de voto do candidato do PSDB na sondagem estimulada feita pelo instituto. 

O candidato Dr. Pessoa, do PSD, segundo colocado desde o início da campanha, mantém a posição, com 23,36%, seguido por Amadeu Campos, do PTB, com 4,70%. Os outros candidatos não chegaram a um por cento das intenções de voto. 

Na sondagem estimulada, a soma das intenções de votos dos opositores de Firmino Filho chega 29,33%, o que projeta para o candidato tucano 66% dos votos válidos. 

Na pesquisa espontânea, Firmino mantém uma ampla dianteira, com 54,99% das intenções de voto, contra 21,37% de Pessoa e 3,85% de Amadeu. Os demais candidatos não atingiram um ponto percentual. 

Na soma das intenções de votos de todos os adversários de Firmino em pesquisa espontânea, chega-se a 26,64%. Com isso, considerando somente os votos nominais, se a eleição fosse hoje o candidato do PSDB teria 67,3% dos votos válidos, ou dois de cada três. 

Na pesquisa espontânea, o número de eleitores indecisos somou 13,96%, ainda elevado para essa reta final, mas incapaz de alterar o cenário capturado pela sondagem. Na pesquisa estimulada, o percentual de indecisos ficou em 8,55%. 

Brancos e nulos somaram 4,42% na pesquisa espontânea e 5,41% na estimulada. 

Dr. Pessoa é o menos rejeitado entre os três primeiros 

O candidato do PSD à Prefeitura de Teresina é o menos rejeitado entre os três primeiros colocados na corrida sucessória: 8,40% dos eleitores consultados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. 

O mais rejeitado entre todos os candidatos é Amadeu Campos, do PTB, com 31,34% de eleitores declarando que não votariam nele. 

O prefeito Firmino Filho é o terceiro em rejeição, com 10,83%, ficando Quem Quem, do PTN, na segunda posição, com 17,66% de declarações negativas de voto. 

Lourdes Melo (PCO) sequer é citada como candidata a não ser votada de modo algum, enquanto Everton Diego, do PSOL, tem rejeição de 1,57% e Luciane Santos (PSTU) é rejeitada por menos de um por cento dos eleitores. 

Os que não rejeitam nenhum candidato somam 10,97% e os que não sabem nem opinam, 8,69%. 

Amadeu perdeu metade das intenções de voto 

Em relação à última pesquisa do Data AZ, realizada nos dias 29 e 30 de agosto, o candidato do PTB, Amadeu Campos, perdeu praticamente metade das intenções de voto. Ele tinha no final do mês passado 8,12% em pesquisa estimulada, contra 4,70% agora. 

Na mesma pesquisa de agosto, em s o n d a g em espontânea, Amadeu aparecia com 5,56% e agora tem 3,85%. 

Dr. Pessoa também viu esvaírem- se um pouco seus percentuais de intenções de voto. Ele recuou de 28,35% no final de agosto para 23,36% agora, na pesquisa estimulada. Na espontânea, porém, seu desempenho foi melhor, pois tinha 18,66% e agora aparece com 21,37%. 

Firmino subiu 13 pontos 

Enquanto os adversários recuaram nas percentuais de intenção de voto, o prefeito Firmino Filho avançou. Em relação à pesquisa do final de agosto, quando tinha 45,58% das intenções de voto em sondagem estimulada, subiu 11,12 pontos percentuais. 

Na pesquisa espontânea, o tucano saltou de 41,31% das intenções de voto para 54,99%, subindo 13,68% num período de um mês. 

O crescimento do candidato do PSDB deu-se justamente no período de propaganda eleitoral, na qual tinha muito mais espaço que seus desafiantes, ocupando mais da metade do tempo nos programas de rádio e TV e a maioria das inserções dos comerciais veiculados ao longo das grandes de programação das emissoras de rádio e de televisão.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: