Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Creche que beneficiará comerciárias só será entregue no segundo semestre

Reforma do local iniciou em fevereiro de 2016 e tinha previsão de conclusão de três meses e meio. Mais de um ano depois, a obra continua em andamento no Centro de Teresina

27/03/2017 08:36

A creche que deve atender os filhos de comerciárias que trabalham no Centro de Teresina estava prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2016. No entanto, com o atraso da obra, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) informa que a creche só deve ser entregue no mês de agosto. Enquanto isso, as comerciárias cobram o serviço da Prefeitura. O Centro Municipal de Educação Infantil está sendo construído na Rua Simplício Mendes, no Centro da cidade. 
De acordo com a secretária de Comunicação do Sindicato dos Comerciários de Teresina (Sindcom), Maria Rosário Assunção, a justificativa da Prefeitura sobre a estagnação da obra foi que houve um problema no repasse das verbas para terminar o serviço. Ela ressalta que as mães comerciárias cobram o Sindicato todos os dias e aguardam o funcionamento do Centro Infantil, pois as inscrições das 100 crianças que vão estudar na creche, em jornada de tempo integral, já foram realizadas. 

Prédio já abrigou escola estadual e está sendo reformado para receber crianças (Foto: Moura Alves/ O Dia)

“Essas creches são uma bandeira de luta nossa há muito tempo, por entendermos que é importante para nossa categoria. Até porque, quando as comerciárias voltam da licença maternidade, elas não têm com quem deixar seu filho e acabam pedindo demissão por isso. Mais de 50% da categoria comerciária é formada por mulheres, portanto, temos essa prioridade de estar reivindicando essa creche e atender esse público materno que está sendo prejudicado. Quando procuramos a Prefeitura, eles nos dão a previsão de um mês que sempre muda. Estamos aguardando quando será de fato a entrega, porque o sindicato está sendo cobrado por isso”, declara a secretária. 

O local que sediará a creche está sendo reformado, pois era onde funcionava a Unidade Escolar Joel Mendes. O espaço foi cedido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) à Prefeitura para uma reforma de adaptação e transformação em um Centro de Educação Municipal Infantil no dia 5 de fevereiro de 2016. Na época, a Prefeitura afirmou que o local deveria ser entregue em aproximadamente três meses e meio. Mais de um ano depois, a obra continua em processo de trabalho. 
Contraponto 
Segundo o mestre de obras encarregado pela obra, Gonçalo Ferreira, falta colocar algumas portas, cobrir a estrutura e pintar as paredes do prédio. “Peguei a reforma no início deste ano e ela já tinha a base. Falta agora cobrir, pintar, colocar o rodapé e as portas, que colocaremos próxima semana. Teve algumas modificações no projeto, mas já estamos em andamento”, diz. 
A reforma está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) que, em nota, informa que a obra está dentro do prazo de contrato e será entregue no mês de agosto, passando a funcionar imediatamente.
Por: Karoll Oliveira
Mais sobre: