Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Corpo do ministro do STF Teori Zavascki é velado em Porto Alegre

Corpo chegou a Porto Alegre por volta das 7h20 da manhã deste sábado. Até as 11h, a entrada foi permitida apenas para amigos e familiares

21/01/2017 11:20

O corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki é velado desde as 9h deste sábado (21) na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. A cerimônia foi aberta ao público às 11h. O sepultamento ocorrerá às 18h no Cemitério Jardim da Paz, também na capital gaúcha. Teori morreu na queda de um avião em Paraty, no Rio de Janeiro, na quinta-feira.

Por volta das 7h20, o corpo de Teori chegou à Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana, e foi levado em cortejo até o tribunal, acompanhado por familiares e também pela presidente do STF, Cármen Lúcia. Eles seguiram pela BR-116, até a região central da cidade. O velório teve início às 9h, mas apenas com a presença da família, de amigos e de pessoas do meio jurídico próximas ao ministro.

 O juiz da Lava Jato na primeira instância, Sérgio Moro, disse que foi prestar uma homenagem a Teori, que era o relator dos processos da operação no STF. "Acredito que, pela qualidade, relevância e importância pelos serviços que ele prestava, e a situação difícil desses processos, pela importância desses processos, ele foi um verdadeiro herói", disse Moro, que teve seu breve pronunciamento interrompido devido à problemas no microfone.

Também estão no velório o relator de recursos da Lava Jato levados ao TRF-4, desembargador Gerbran Neto, e políticos.

Colega de Teori no STF, o também ministro do supremo Dias Toffoli deu uma rápida declaração, dizendo que a morte do jurista foi "uma perda para a nação brasileira", citando o nome das principais instituições judiciárias federais brasileiras. "A serenidade do ministro Teori Zavascki, a simplicidade dele, a humildade dele... marcará para sempre a Justiça brasileir. E nós tivemos a oportunidade de desfrutar da amizade pessoal com sua excelência, uma perda pessoal que nos abala e que estamos ainda sofrendo muito com essa passagem do ministro Teori. Não poderia deixar de vir aqui, dar um beijo nesse grande amigo“, afirmou.

A despedida do ministro Teori Zavascki é uma perda para a nação brasileira, para o Poder Judiciário, para o Supremo Tribunal Federal, para o Tribunal Superior Eleitoral… A serenidade do ministro Teori Zavascki, a simplicidade dele, a humildade dele, marcarão para sempre a Justiça brasileira, e nós tivemos a oportunidade de desfrutar da amizade pessoal com sua excelência, uma perda pessoal que nos abala e que estamos ainda sofrendo muito [...] Não poderia deixar de vir aqui, dar um beijo nesse grande amigo", disse o ministro do STf, Dias Toffoli.

Além de Cármen Lúcia, mais quatro ministros do Supremo confirmaram que vão a Porto Alegre para o velório de Teori Zavascki.

O presidente Michel Temer também deve comparecer. O embarque dele estava previsto para as 11h, em Congonhas, São Paulo. A agenda oficial da presidência prevê a chegada de Temer ao velório às 13h.

Fonte: G1
Mais sobre: