Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Kléber Eulálio é eleito para ocupar vaga de conselheiro do TCE

Ex-deputado Mauro Tapety conseguiu 11 votos e o candidato César Aguiar teve um.

19/05/2015 11:57

O candidato do governo à vaga do TCE, prefeito de Picos Kléber Eulálio (PMDB), ganhou eleição para conselheiro do TCE. Como havia previsto o líder do governo, deputado João de Deus (PT), ele recebeu 18 votos contra 11 votos para o ex-deputado Mauro Tapety (PMDB). Um voto foi para o candidato César Aguiar.

Durante a maior parte da apuração, os dois concorrentes ficaram empatados. Em alguns momentos, Mauro Tapety passou à frente, mas no final o prefeito de Picos ganhou a liderança, garantindo sete votos a mais.

Foto: Elias Fontenele/O Dia

Kléber Eulálio deixa a prefeitura para o petista Walmir de Lima, mas ganha um cargo vitalício, ao ocupar a vaga deixada por Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco, cuja aposentadoria foi assinada pelo presidente do TCE no último 19 de fevereiro. O salário é de aproximadamente R$ 30 mil mensais.

Atualizada às 12h18

A sabatina com os 24 candidatos à vaga no Tribunal de Contas do Estado terminou por volta das 11h30 e logo em seguida começou a votação dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Piauí. Todos compareceram à sessão nesta terça-feira (19) e votaram em uma cabine fechada.

Seis candidatos faltaram: Aílton Gutemberg de Carvalho, José Francisco do Nascimento, Angelita Gomes, José Pereira de Oliveira, José Mark e Lúcia Maris de Fátima Ribeiro. Os demais 18 candidatos tiveram alguns minutos para se apresentarem e em seguida foram sabatinados pelos deputados.

O novo conselheiro tem que ser receber pelo menos 16 votos, ou seja, maioria simples. Caso nenhum deles consiga esse total, haverá uma segunda votação somente entre os dois mais votados.

A disputa maior é entre o candidato apoiado pelo governo, prefeito Kléber Eulálio (PMDB), e o ex-deputado Estadual, Mauro Tapety (PMDB), que deve receber os votos da oposição. Ontem, o líder do Governo, deputado João de Deus (PT), declarou que a base conta com 18 votos para Kléber Eulálio. Já Robert Rios (PDT) calcula que Mauro Tapety está com uma vantagem de pelo menos dois votos.


Mais sobre: