Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Citando Pessoa e Shakespeare, Marina pede que Temer renuncie

Marina Silva apareceu nas últimas pesquisas de opinião como o nome favorito para as eleições presidenciais de 2018.

24/12/2016 14:30

A líder ambientalista da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, divulgou uma carta na última quinta-feira (22), pedindo a renúncia do presidente Michel Temer. A mensagem é cheia de referências a trechos escritos por autores renomados - e dá a entender que o mandatário sofre de "impotência política". 

Citando versos do poeta português Fernando Pessoa, ela deixou claro o recado para Temer em sua frase final: "Abdica, e sê rei de ti mesmo". Ainda com referências literárias, a ex-ministra e ex-candidata à Presidência citou trecho do livro "Rei Lear", de William Shakespeare: 

"Quem não tem grandeza para abrir mão de ser rei quando já perdeu a majestade, induz à total insurgência, aquela em que o sujeito insurgiu-se contra tudo e contra todos, inclusive e sobretudo contra si mesmo", escreveu Marina em um artigo publicado na web.

A ex-senadora Marina Silva lidera com folga todas as pesquisas para as eleições de 2018 e é apontada por analistas políticos como a única capaz de derrotar o ex-presidente Lula (Foto: Geraldo Magela / Agência Senado)

De acordo com ela, "nestes momentos, que a moda é chamar de 'estranhos e difíceis', a maior dificuldade vem da estranheza que sentimos com impotência da política. Ao invés de ser instrumento para nos ajudar a resolver os problemas, a política tornou-se uma fonte geradora de mais e maiores problemas. A política, ao que parece, envelheceu sem sabedoria".

"Em algum ponto perdeu-se o ideal, deixou-se de ouvir o chamado, e a maior parte da geração que está no poder parece irremediavelmente perdida. Mas ainda nos reencontraríamos se, num momento de sabedoria, ouvíssemos o chamado do bobo shakespeariano que também ecoa nos versos de Pessoa: 'abdica, e sê rei de ti mesmo'", insinuou a ex-senadora, sem citar em nenhum momento do texto o atual presidente, Michel Temer.

Ambientalista lidera todos os cenários para as eleições de 2018

Marina Silva apareceu nas últimas pesquisas de opinião como o nome favorito para as eleições presidenciais de 2018. Ela detém a maior chance de vencer no segundo turno, inclusive contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em todos os cenários. Contra Lula, ela conseguiria derrotá-lo com nove pontos na frente.

Já contra Aécio Neves, principal aposta do PSDB, a vitória teria 11 pontos na frente, de acordo com o Instituto Datafolha. Na quinta-feira (22), durante café da manhã com jornalistas, Temer afirmou que "não pensa em renúncia" e que vai recorrer caso o TSE casse sua chapa nas últimas eleições.

Marina é a única capaz de derrotar Lula no segundo turno

Todas as pesquisas feitas nos últimos meses apontam a ambientalista Marina Silva como a única capaz de derrotar o Partido dos Trabalhadores no pleito que se aproxima - à semelhança do que ocorreu em 2014, quando ela enfrentou Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) numa acirrada disputa.

A explicação para isso é cristalina. Num eventual segundo turno entre Marina e um candidato petista, por exemplo, praticamente a totalidade dos eleitores dos demais candidatos - inclusive os tucanos - migrariam para a ex-senadora, uma vez que PSDB e PT ainda permanecem em campos diametralmente opostos.

Por outro lado, caso Marina não passe para um eventual segundo turno, os votos conquistados por ela seriam inevitavelmente divididos entre o candidato do PT e o adversário, possivelmente do PSDB. Assim, a vitória do petista seria inevitável, à semelhança do que ocorreu em 2014, quando Aécio conquistou a vaga no segundo turno para ser fragorosamente derrotado por Dilma.


* Com informações da Ansa

Mais sobre: