Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ciro e Elmano ajudam a aprovar nome de Alexandre de Moraes para o Supremo

Ao confirmar o motivo do voto, Ciro Nogueira (PP) comentou que Alexandre de Moraes é um dos maiores juristas do país e vai aumentar a qualidade do Supremo Tribunal Federal.

23/02/2017 06:28

A participação dos senadores piauienses na votação que aprovou por 55 a 13 votos o nome de Alexandre de Moraes para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal não trouxe surpresas. Elmano Ferrer (PMDB) e Ciro Nogueira (PP), ambos da base de apoio ao governo no Senado, votaram favoráveis e Regina Sousa (PT) votou contra.

O nome de Alexandre de Moraes foi indicado pelo presidente Michel Temer (PMDB) e na terça-feira (21) ele foi sabatinado por 13h na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Por conta do horário que se estendeu, a votação foi adiada e ocorreu na manhã de ontem (22) no Plenário da Casa. Com a aprovação, Moraes vai ocupar a vaga deixada por Teori Zavascki, morto em acidente de aéreo no litoral do Rio de Janeiro em janeiro.

Ciro Nogueira diz que Moraes é um dos maiores juristas do país (Foto: Moura Alves/O Dia)

Ao confirmar o motivo do voto, Ciro Nogueira (PP) comentou que Alexandre de Moraes é um dos maiores juristas do país e vai aumentar a qualidade do Supremo Tribunal Federal. “Sou favorável à aprovação do Alexandre”, pontuou o parlamentar. Já Elmano Ferrer argumenta que por se tratar de uma prerrogativa constitucional da Presidência, seria utopia imaginar indicações completamente isentas de influência política.

“Entretanto, o mais importante é o critério técnico. O Alexandre de Moraes, a meu ver, atende a todos estes critérios. É um dos maiores constitucionalistas do Brasil, tem dezenas de livros publicados, larga experiência na gestão públi ca”, disse o senador. Entre os que são contra a ida de Moraes para o STF, Regina Sousa (PT) afirmou que ele será um ilegítimo indicado por outro ilegítimo. Antes da votação, o partido da senadora divulgou que não concordava com o nome de Moraes por causa do temor de que ele tenha uma atuação “partidária”, como membro da suprema corte. Moraes era filiado ao PSDB e ocupava o cargo de ministro da Justiça no governo Temer.

Por: João Magalhães - Jornal O Dia
Mais sobre: