Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Campanha chama atenção para que eleitores LGBTs votem consciente

Ação acontece nas redes sociais e alerta para as propostas dos candidatos quanto ao respeito à questão de gênero e à diversidade sexual

20/09/2016 08:12

Com o tema “Nessa eleição, tire seu voto do armário”, o Grupo Matizes chama atenção dos eleitores LGBTs para ficarem atentos às propostas dos candidatos quanto ao respeito à questão de gênero e à diversidade sexual. A campanha acontece nas redes sociais através de mensagens bem-humoradas e vem sendo desenvolvida desde as últimas eleições. 
Segundo Marinalva Santana, coordenadora do Grupo Matizes, estima-se que o público LGBT seja em cerca de 100 mil pessoas e, através de uma Carta Aberta à População, esses eleitores possam refletir sobre a importância do voto consciente e optem por candidatos que tenham propostas voltadas para a causa. 

Marinalva Santana enfatiza que eleitores estão cada vez mais atentos às propostas (Foto: O Dia)

“Somos um contingente que não pode ser ignorado, então é preciso votar em candidatos que defendem as nossas bandeiras. Infelizmente, desses 100 mil LGBTs, ainda temos uma parcela de pessoas que vota em candidatos preconceituosos e têm uma prá- tica e postura homofóbica”, disse. 
Marinalva Santana enfatiza que os eleitores LGBTs estão cada vez mais atentos às propostas dos candidatos, sobretudo por conta das eleições anteriores, nas quais alguns políticos fizeram propostas voltadas para este público e não cumpriram. “Nós somos um eleitorado considerável e, na Carta Aberta, nós dizemos isso, que somos cortejados por muitos oportunistas que, durante as eleições, nos dão ‘tapinhas nas costas’ e, depois das eleições, nos dão às costas”, frisa. 
A coordenadora do Matizes cita ainda que uma grande parcela dos candidatos acena propostas e melhorias para o público LGBT, mas não possui uma intenção verdadeira de se colocar, na prática, a favor da diversidade. Para divulgar ainda mais a campanha “Nessa eleição, tire seu voto do armário”, a carta aberta será distribuída à população em eventos, como no debate que ocorrerá no auditório do Hospital Universitário, na próxima quinta-feira (22), a partir das 19h. 
Carta aberta pontua condutas que devem ser observadas 
Na Carta Aberta, voltada ao público LGBT de Teresina, são destacadas algumas atitudes, por parte dos candidatos, que os eleitores devem ficar atentos, como: ter cuidado com políticos que dizem apoiar a causa LGBT, mas se recusam a participar de eventos, como a Parada da Diversidade, o Dia do Orgulho LGBT, o Dia da Visibilidade Lésbica e Dia de Luta das Travestis. 
Também pontua que o candidato deve ser escolhido por: não se envergonhar de levantar e segurar as bandeiras em favor da diversidade sexual; se proponha, abertamente, a colocar seus mandatos a favor da implementação de ações que contribuam para o enfrentamento da discriminação contra mulheres, negras (os), pessoas com deficiência, idosas (os) e todos os outros grupos socialmente inferiorizados; respeitar a liberdade religiosa e combater a discriminação contra as religiões de matriz africana; saiba separar suas convicções religiosas das suas ações como agente público; procure conquistar seu voto através do convencimento e da apresentação de propostas, e não através do poderio econômico e troca de favores e tenha ficha limpa.
Por: Isabela Lopes
Mais sobre: