Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Câmara instala CPI e pede afastamento do prefeito de Cristalândia

Ao todo, são cinco acusações contra Neemias.

01/11/2015 08:18

A Câmara de Vereadores de Cristalândia, município localizado a 900 km ao sul de Teresina, instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar supostas irregularidades na gestão de recursos por parte do prefeito do município, Neemias Lemos (PTB). A CPI foi aberta no decorrer da semana e na próxima terça-feira deve decidir se afasta o gestor do cargo. Ao todo, são cinco acusações contra Neemias.

De acordo com o vereador Marcos Lisboa (PSB), há suspeitas de irregularidades na realização de licitações e formulação de contratos entre a Prefeitura e empresas que prestam serviços ao município. A CPI também vai investigar a suposta existência de desvios de recursos do Fundeb e do Fundo de Saúde, além do não cumprimento de um Termo de Ajuste e Conduta proposto pelo Ministério Público do Piauí para regularização do funcionamento de 23 unidades escolares.

“Somos nove vereadores e conseguimos cinco assinaturas para a instalação da CPI. De acordo com o regimento interno, temos 48 horas para começar as investigações. Inclusive, elas estão começando hoje e na próxima semana, terça- -feira, dia 3 de novembro, vamos entrar com o pedido de afastamento”, antecipou Lisboa. “Essas denúncias foram colocadas para todos os órgãos competentes e, a partir do afastamento solicitado, faremos uma auditoria”, explicou.

ODIA tentou contato com o prefeito de Cristalândia, Neemias Lemos, mas ele não foi localizado pelo telefone. ODIA tentou falar com vereadores que compõem a base do prefeito na Câmara para comentar as investigações, mas eles não atenderam as ligações.


Por: João Magalhães - Jornal O DIA
Mais sobre: