Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Câmara de vereadores afasta prefeito de Fartura do Piauí

Desde o início de 2014 o prefeito não encaminhava os processos de prestação de contas aos órgãos de controle.

24/07/2015 07:19

A Câmara Veadores de Fartura do Piauí, a 580 km de Teresina, afastou o prefeito Dadu (PDT) do cargo de chefe do poder executivo. O Tribunal de Contas do Estado já tinha pedido no início do mês a intervenção na Prefeitura do município por conta de desmandos administrativos. Desde o início de 2014 o prefeito não encaminhava os processos de prestação de contas aos órgãos de controle. 

De acordo com o presidente da Câmara, Isaias Ribeiro das Neves (PTB), uma comissão de vereadores procurou o Governo do Estado para tratar sobre a intervenção, mas segundo ele, a vice-governadora Margarete Coelho informou que o processo de afastamento do gestor teria que ser realizado pela Câmara Municipal. “A partir disso montamos uma comissão para tratar sobre isso e ontem (22) a comissão apresentou um pedido de afastamento cautelar do prefeito. Convoquei uma votação extraordinária e por 6 votos a 3 decidimos pelo afastamento do gestor”, explicou Isaias Ribeiro. 

O decreto legislativo afastando o prefeito foi autorizado para ser publicado no Diário Oficial dos Municípios nesta sexta-feira (24). “Tão logo o prefeito ser notificado do cargo vamos comunicar a vacância e empossar o vice-prefeito, Laênio Macêdo”, informou o presidente da Câmara. Segundo ele, o município de Fartura está desde o dia 17 de abril com as contas bloqueadas pelo Tribunal de Contas do Estado e foi necessário uma decisão judicial para que os funcionários públicos efetivos recebessem os salários, que estavam atrasados a três meses. De acordo com o presidente da Câmara, o vice-prefeito nunca sequer recebeu os salários desde 2013. 

“Estamos com a saúde, a educação e a assistência social abandonadas. Agora vamos julgar um pedido de impeachnt para ele tá sendo afastado definitivamente”, explicou Ribeiro.

Por: João Magalhães- Jornal O Dia
Mais sobre: