Portal O Dia

Assembleia solicita informações sobre instalação da Suzano no Piauí

Por meio de nota, a Suzano garantiu que não suspenderá a implantação da fábrica no Estado

29/03/2012 09:27

O legislativo estadual quer esclarecimentos acerca do processo de instalação da empresa Suzano Papel e Celulose no Piauí. Há muito tempo chegou-se a especular que a empresa está estudando a possibilidade de suspender o projeto da Fábrica no Piauí. Por conta das "informações desencontradas", os deputados estaduais aprovaram um requerimento solicitando a presença do superintendente de Projetos Estratégicos do Governo, Jorge Lopes, acerca do assunto.

O requerimento atende a uma sugestão do deputado Themistocles Sampaio (PMDB), que argumentou que a empresa prometeu investimentos vultuosos no Estado e que precisa cumpri-los. "O Jorge Lopes esteve há um ano na Assembleia Legislativa com vários diretores da Suzano dizendo como a empresa ia se instalar no Piauí. Na época disseram que todo o processo de instalação seria finalizado em 2014. Tem muitos boatos, dizendo que a Suzano vai adiar para 2018 ou 2020. Então, estamos convidando eles para dar essas explicações", explicou.

O parlamentar ressaltou que os investimentos prometidos eram "grandiosos" e que a instalação da empresa é importante para o Piauí. "A Suzano irá gerar mais energia que a Barragem de Boa Esperança, que é a maior obra federal no Piauí", comparou o peemedebista, acrescentando que a audiência ainda não tem data para acontecer.
A notícia de adiamento da instalação da fábrica provocou reação também por parte de outros parlamentares.

O deputado Flávio Nogueira Júnior (PDT), por exemplo, criticou os constantes atrasos em relação aos investimentos e adiantou que é necessária a presença não apenas do representante do Governo do Estado, mas também de diretores da empresa. "Fomos enganados pela Suzano. Brigamos pela vinda da empresa porque acreditamos na importância que ela terá para o Estado na atração de novas indústrias e também na geração de empregos e somos surpreendidos com a notícia de que ela pode não se instalar", criticou, acrescentando que é preciso esclarecimentos para a sociedade e também pelo poder público.

Por meio de nota encaminhada à imprensa, a Suzano garantiu que não suspenderá a implantação da fábrica de celulose no Piauí. Segundo a direção, está mantido o cronograma de trabalho no município de Palmeirais.

"Está mantido o cronograma anunciado em junho do ano passado, que prevê decisão de compra dos equipamentos em 2014", garantiu na nota, acrescentando ainda que os investimentos na unidade de produção de celulose no município de Imperatriz, no Maranhão, já em construção, não sofreram alteração e as obras caminham dentro do cronograma previsto. A empresa informou que possui em caixa R$ 3,3 bilhões que possibilitarão a diretoria honrar os compromissos dos próximos dois anos. Apesar disso, a empresa não descartou a possibilidade de parceiros para seus projetos de expansão.

Repórter: Mayara Martins/Jornal O DIA

Deixe um comentário

Tópicos Assembleia Suzano instalação fábrica investimentos Piauí,

Veja também

há 19 horas
Pesquisa do Instituto Data AZ, mostra Aécio Neves (PSDB) com 10,79% das intenções de votos.
há 1 dia
Mudança de entendimento veio após petição de uma comissão representativa dos concursados
há 2 dias
Estado se destaca pela venda financiada de motos, que atingiu 2,8 mil unidades.
há 2 dias
Em entrevista, Freitas Neto defende o governador das acusações de inércia por parte da oposição.