Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após polêmicas, Firmino Filho inaugura hoje UPA

Prefeito queria funcionamento por meio de Oscip, mas voltou atrás e decidiu realizar concurso público

31/08/2015 07:14

Após enfrentar protestos por tentar contratar uma organização social para gerir a Upa do Renascença, o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) inaugura hoje (31) a Unidade com servidores públicos concursados. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pastor José da Silva Neto, conhecida como a Upa do Renascença, na zona sudeste de Teresina é a primeira UPA aberta pelo município e o funcionamento inicia amanhã (01), a partir das 7h. Com capacidade para realizar até 350 atendimentos por dia, funcionará 24 horas com médicos clínicos, pediatra e ortopedista. 

Desde o ano passado o prefeito Firmino Filho tentava a abertura da UPA para que ela fosse gerida pela mesma organização social que administra o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). Segundo o prefeito, a contratação da organização seria uma forma de testar novos modelos de gestão nas administrações de unidades de saúde, além de não elevar os gastos com pessoal, o que poderia colocar o município em descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

No entanto, após protestos de sindicatos e da ameaça de uma ação do Ministério Público do Trabalho contra a Prefeitura de Teresina, Firmino Filho anunciou no início deste ano que a UPA seria entregue a população e com servidores concursados pelo município. A ODIA, o prefeito chegou a lamentar o que chamou de “visão conservadora dos representantes do Ministério Público”, que não concordaram com a contratação de uma organização social para gerir a UPA do Renascença. 

Na instituição, o atendimento será por classificação de risco onde os pacientes mais graves serão atendidos prioritariamente e não por ordem de chegada. A estrutura física tem seis consultórios médicos, 21 leitos para observação, sala de raios-X, curativo, sutura, inalação, exames laboratoriais e eletrocardiograma. A obra teve investimentos de R$ 3.346,899,69 do Governo Federal e R$ 746,899,69 da Prefeitura de Teresina e vai ser mantida pelo município.

Fonte: João Magalhães- Jornal O Dia
Mais sobre: