Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após confronto, Jeová consegue consenso para a Presidência

Siglas e parlamentares trabalham para ocupar outros cargos na mesa diretora da Casa. O PP é um dos que atuam para conseguir a vaga de vice-presidente.

16/12/2016 06:41

O vereador Jeová Alencar (PSDB) já é consenso na eleição para presidente da Câmara de Vereadores de Teresina. Parlamentares do PSDB ao PT já confirmaram que ele tem condições políticas de dialogar com os pares e com o apoio do prefeito Firmino Filho (PSDB), ele não deverá enfrentar dificuldades para ser eleger presidente do poder legislativo. Até os vereadores Luiz Lobão (PMDB) e Joaquim do Arroz (PRP), que ensaiavam candidaturas, declararam publicamente o apoio ao nome de Alencar.

“Na verdade tudo se resolve com diálogo. Ainda vamos sentar e ver como ficará a chapa. O caminho natural é sempre o consenso. Colocaram nosso nome e realmente ele aglutina todos os partidos e a grande maioria dos vereadores. Começamos a conversar com todos”, pontuou Jeová Alencar, durante a solenidade de diplomação dos eleitos, ocorrida na noite de quarta-feira (14) em Teresina.

Jeová Alencar comentou ainda que em meio à crise política que o Brasil vivencia, a Câmara de Teresina precisa empreender no caminho de ter uma atuação forte, transparente e célere. “O momento atual pede agilidade e transparência nas ações do parlamento, é assim que vamos atuar”, pontua Jeová. O parlamentar citou ainda que em caso de confirmação de seu nome como presidente da Casa, ele pretende continuar as ações de Luiz Lobão, a quem considera um bom gestor.


O nome de Jeová Alencar já consenso para a Presidência da Câmara (Foto: Arquivo O Dia)

Presente no evento, o vereador Luís Lobão (PMDB) confirmou o apoio ao nome de Jeová Alencar. Atual presidente, ele não vai concorrer à reeleição. Já Joaquim do Arroz, após chegar a dizer que representava o sentimento dos 14 vereadores novatos na Câmara, também desistiu de ser candidato

PP quer indicar o nome para a vice-presidência

Com o consenso em torno do nome de Jeová Alencar para presidente da Câmara, siglas e parlamentares trabalham para ocuparem os outros cargos na mesa diretora da Casa. O vereador Venâncio, do PP, é um dos que atuam no sentido de conseguir a vaga de vice-presidente da Casa. Em seu apoio, pesam a importância do seu partido para o Palácio da Cidade, tanto na influência política do senador Ciro Nogueira (PP) quanto o tamanho da bancada da sigla na Câmara.

Ao O DIA, Jeová Alencar, que atua no processo de escolha da mesa diretora, citou que tradicionalmente as escolhas para a mesa são feitas baseadas nas bancadas, mas que a decisão sairá após conversas com todos os parlamentares. A maior bancada será do PSDB, com quatro parlamentares. Em seguida vem a do PP, que começará 2017 com três vereadores na Câmara: Venâncio, Inácio Carvalho e R. Silva, além do vereador Aluísio Sampaio, que vai ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

PT, PEN, PTC e PSL terão dois vereadores. As demais siglas terão apenas um parlamentar. As siglas também podem decidirem por formarem blocos, na tentativa de conseguir espaços na mesa diretora. Quanto a discussão para liderança do prefeito na Câmara, Firmino Filho (PSDB) afirmou que ainda não definiu o nome. O atual líder Ferreira (PSDB), não conseguiu reeleição.

Por: João Magalhães - Jornal O Dia
Mais sobre: