Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Amadeu diz que apoio de Wellington e do PT será decisivo nas eleições

Pré-candidato do PTB a prefeito de Teresina reuniu-se com pré-candidatos do PT ao cargo de vereador para reforçar diálogo que poderá consolidar aliança.

24/05/2016 19:43

O jornalista Amadeu Campos, pré-candidato do PTB à Prefeitura de Teresina, reuniu-se na noite desta terça-feira (24) com pré-candidatos a vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) para dar continuidade às negociações que poderão levar à consolidação de uma aliança entre as duas siglas nas eleições municipais deste ano na capital.

Amadeu reuniu-se com pré-candidatos a vereador pelo PT (Fotos: Benonias Cardoso)

Na reunião, Amadeu apresentou aos petistas suas propostas para a área de mobilidade urbana, para a educação, saúde, transportes e também um esboço do que será o Plano de Modernização de Teresina, no qual estarão presentes as obras e ações consideradas prioritárias pela população.

Amadeu lembra que a aliança entre o PT e o PTB no Estado é antiga, e tem se mantido firme ao longo dos anos. Ele ressalta que petistas integraram a gestão do ex-prefeito Elmano Férrer, entre 2010 e 2012, mas reforça que seu partido não pretende pressionar o PT a tomar uma posição às pressas. 

"É claro que a partir dessa conversa nós poderemos buscar uma aliança, que é desejada por nós do PTB, já que o PT é um partido que tem uma importância grande para o Brasil, para o Piauí e, especialmente, para Teresina. Mas o PT tem as suas instâncias de decisão, e nós do PTB respeitamos. No momento em que eles definirem que não terão candidato aí sim nós estaremos confirmando em definitivo essa aliança, que, inclusive, pode vir antes das convenções partidárias. Mas, repito, esta é uma decisão que cabe internamente ao Partido dos Trabalhadores", destacou Amadeu.

O pré-candidato petebista acrescenta que o apoio do governador Wellington Dias (PT) será decisivo para sua campanha, e, sobretudo, para sua gestão, caso ele seja eleito em outubro.

"O governador é a grande liderança hoje do Piauí, e também aqui em Teresina, pelo trabalho prestado. Por exemplo, só pra falar da capital. Na Ponte Estaiada tem o dedo do governador. HUT também teve o trabalho do governador. Urbanização da Vila Irmã Dulce, também feita com o apoio do governador. A ampliação e extensão da Avenida Presidente Kennedy teve a participação do Wellington Dias. No atual mandato dele podemos citar a duplicação da Ponte Wall Ferraz, a ampliação da Ponte Juscelino Kubitschek, o Rodoanel, enfim, são inúmeras obras que foram possíveis graças ao empenho pessoal do governador, o que demonstra o carinho que ele tem por Teresina. E só isso já nos motivaria a buscar a aliança com o PT. Ou seja, na cidade de Teresina, qualquer prefeito que for eleito terá a necessidade de buscar parcerias em vários setores com o Governo do Estado. Por tudo isso, nós gostaríamos sim de ter o governador ao nosso lado na pré-campanha, na campanha e, fundamentalmente, na parceria administrativa, se nosso objetivo for alcançado", salienta Amadeu Campos.

O vereador Paulo Roberto da Iluminação, presidente do PTB em Teresina, considera que a aliança entre o PT e o PTB no pleito deste ano é uma "tendência natural", dada a proximidade que as duas siglas mantiveram ao longo dos últimos cinco anos, nos âmbitos municipal e estadual. "Nós entendemos que essa parceria será muito importante para Teresina. Não há dúvidas de que uma grande aliança - integrada pelo governador Wellington Dias, pelo senador Elmano Férrer, pelos deputados Fábio Abreu e Rejane Dias, e agora pelo nosso pré-candidato a prefeito Amadeu Campos - essa aliança só trará benefícios para Teresina", observa Paulo Roberto.

Dudu sobre Júnior do MP3: "Não vamos aceitar goela abaixo uma candidatura"

O vereador Edilberto Borges Dudu (PT) criticou a postura do professor e líder comunitário Francisco Chagas do Nascimento Júnior, o Junior do MP3, seu correligionário, que já declarou reiteradamente ter a intenção de ir até as últimas instâncias para garantir sua candidatura pelo PT no pleito deste ano.

Dudu lembra que há quatro anos o partido adotou a mesma estratégia e acabou sendo derrotado ainda no primeiro turno, mesmo tendo como candidato um nome forte - o então senador Wellington Dias.

Para Dudu, se o PT de fato lançar candidatura própria à Prefeitura, além de sair derrotado, ainda corre o risco de sofrer uma redução na sua bancada na Câmara Federal.

"Nós não podemos engolir goela abaixo que uma pessoa se defina como pré-candidato e queira ser candidato a qualquer custo. Nós não temos o direito de brincar com eleição. Não temos o direito de brincar com a história do PT. Não podemos ir para o isolamento exatamente nesse contexto de 2016, em que o PT é atacado em nível nacional e a conjuntura política não é favorável. Nós já erramos em 2012, quando o candidato foi o senador Wellington Dias, e não podemos errar agora", afirmou Dudu, acrescentando que praticamente a totalidade dos petistas que disputarão uma vaga na Câmara Municipal são favoráveis à construção de uma aliança com o PTB - posição que será apresentada ao partido através de uma resolução assinada por todos os pré-candidatos do partido.

O vereador ressalta ainda, que após essa parceria ser consolidada, as duas legendas precisarão buscar a adesão de mais partidos, como o Pros, o PHS, o PTC, PTN e o PR.

"Nós não vamos ficar à mercê de um timoneiro que não tem rumo nem estratégia. Pode ele [Júnior do MP3] ter certeza de que nós não vamos engolir goela abaixo um devaneio de quem quer que seja, sendo dele ou de qualquer outro", conclui Dudu.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: