Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Afastado, mas influente: quais são os nomes ligados a Cunha no governo Temer

Deputado teve mandato suspenso pelo Supremo, mas emplacou homens de sua confiança na Secretaria de Governo, na Casa Civil e na liderança do Planalto na Câmara

20/05/2016 12:55

Atualmente, Eduardo Cunha é:

  • Réu em um processo penal sob acusação de receber US$ 5 milhões em propinas de um contrato da Petrobras.
  • Denunciado formalmente em razão de contas na Suíça ligadas ao seu nome.
  • Protagonista em outros inquéritos relativos a suspeitas de corrupção.
  • Alvo um processo no Conselho de Ética da Câmara que pede a cassação do seu mandato por quebra de decoro parlamentar.

Em 5 de maio, o político do Rio foi afastado da presidência da Câmara e de seu mandato de deputado pelo Supremo Tribunal Federal sob o argumento de que estaria agindo para atrapalhar as investigações da Lava Jato.

Foto: Lula Marques/ Agência PT

Até hoje, o peemedebista continua morando na residência oficial da presidência da Câmara, de onde despacha com aliados e assessores, mantém seu gabinete no Congresso em funcionamento e usa na lapela do terno o broche de deputado. Ele nega ter cometido ilegalidades.

Nesta quinta-feira (19), foi à Câmara se defender do processo do Conselho de Ética e disse que não havia "um alfinete" no governo do presidente interino de Michel Temer indicado por ele. Contudo, pelo menos três figuras importantes hoje a serviço do Palácio do Planalto são aliados próximos de Cunha:

André Moura

O QUE FAZIALíder do PSC, com bancada de oito deputados.

O QUE FAZLíder do governo na Câmara dos Deputados.

FUNÇÃODefender os interesses do Palácio do Planalto na Câmara, como encaminhar a posição do governo na votação de projetos de lei e buscar apoio político.

RELAÇÃO COM CUNHA: Aliado fiel de Cunha. Foi nomeado por pressão de grupo de 13 partidos que se uniram nesta semana para formar um “centrão" na Câmara, com 218 deputados. É réu em três ações por desvio de dinheiro público e investigado na Lava Jato e por tentativa de homicídio, segundo o jornal “Folha de S.Paulo”.

Carlos Henrique Sobral

O QUE FAZIAAssessor especial de Cunha na Presidência da Câmara.

O QUE FAZChefe de gabinete do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.

FUNÇÃOAdministrar o funcionamento do gabinete da Secretaria de Governo, responsável pela articulação do Planalto com o Congresso, governadores, prefeitos e movimentos sociais.

RELAÇÃO COM CUNHAEra funcionário de estrita confiança de Cunha. Ajudava a filtrar quem teria acesso ao seu gabinete e recebia pessoas em nome do presidente afastado da Câmara.

Gustavo do Vale Rocha

O QUE FAZIAMembro Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e advogado de Cunha.

O QUE FAZ: Subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil.

FUNÇÃOCabe a ele e sua equipe analisar a viabilidade jurídica de ações do governo, projetos de lei de interesse do Planalto e leis já aprovadas que aguardam sanção presidencial.

RELAÇÃO COM CUNHAAdvogado, assumiu em maio de 2015 uma cadeira de conselheiro do CNMP, por indicação da Câmara, então presidida por Cunha. O órgão é responsável pelo controle externo no Ministério Público. Em sua sabatina no Senado, Rocha declarou que havia advogado para Cunha em ações privadas.

Fonte: Nexo Jornal
Mais sobre: