Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

45% dos vereadores de Teresina mudam de partido com "janela partidária"

Pelo menos 13 vereadores já mudaram de partido com a brecha da "janela partidária".

15/03/2016 07:28

Dos 29 vereadores que atualmente exercem o mandato em Teresina, pelo menos 13, o equivalente a 45%, mudaram ou vão mudar de partido até o próximo dia 2 de abril, prazo máximo determinado pela legislação eleitoral para que um político eleito migre de legenda sem perder o mandato.

A dança das cadeiras resultará em mudanças radicais na composição partidária na Câmara Municipal. Há partidos que ficarão sem representação no parlamento e outros que nem tinham uma única passarão a ter até três vereadores (veja gráfico).

O PSDB, que tinha apenas dois vereadores, passou a ter quatro e poderá ter ainda mais dois. Além de Edson Melo e Joninha, migraram para o partido este mês os vereadores Jeová Alencar, que deixou o SD; e José Ferreira, ex-PSD. Os tucanos podem ganhar ainda a filiação de Tiago Vasconcelos, que vai deixar o PSB, e do Major Paulo Roberto, que ainda está no PSD mas deve deixar a legenda.

O PTB perdeu os vereadores Carlos Filho, que foi para o PRTB, e Graça Amorim, que filiou- se ao recém-criado Partido da Mulher Brasileira (PMB). Agora, o partido fica com apenas um representante na Casa, Paulo Roberto da Iluminação.

O SD é um dos que vai ficar sem representação na Casa. Valdemir Virgino e Celene Fernandes vão filiar-se ao PRP, do deputado estadual Francis Lopes. Assim como o SD, outro partido que perdeu todos os vereadores foi o PPS: Teresinha Medeiros e Luís André foram para o PPS, que ganhou também a filiação de Ricardo Bandeira, ex-PSTC. Assim, o PPS ficará como um dos maiores partidos da Casa.

O PSB tem atualmente três vereadores, mas vai ficar somente com um, o coronel Edvaldo Marques. Além de Tiago Vasconcelos, que negocia a ida para o PSDB ou PP, o partido vai perder Caio Bucar, que ainda não definiu para onde vai. O PV perdeu Ananias Carvalho, que filiou-se ao PDT na semana passada. Agora somente a vereadora Teresa Britto representa a sigla na capital.

O Pros perdeu o único representantes da Casa: Antônio Aguiar filiou-se ontem ao PP, mesmo partido dos atuais vereadores Inácio Carvalho e R. Silva. Não houve alteração no PT, que manteve os três vereadores Rosário Bezerra, Gilberto Paixão e Dudu; no DEM, com Antônio José Lira; no PHS, de Cida Santigado e no PRB, do Pastor Levino.



Por: Robert Pedrosa - Jornal O DIA
Mais sobre: