Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œQuanto mais corrupto, mais se elege" diz Marcelo Castro sobre política

Segundo o peemedebista, grande quantidade de candidaturas favorece corrupção: "É o pior sistema do mundo. Só se elege quem tem dinheiro".

14/04/2017 08:41

A série “Reformas em debate” estreia esta semana com o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), que fala sobre reforma política. Em uma longa entrevista, o parlamentar criticou o sistema político atual e defendeu o sistema eleitoral misto, através do qual o eleitor vota no representante do distrito e em uma lista elaborada pelo partido de sua preferência.

Para o deputado, a mudança deve ocorrer a partir das eleições de 2022, com uma transição em 2018, com voto em lista fechada. “Se fosse para mudar drasticamente já no próximo ano, os deputados teriam medo de não se eleger e não aceitariam a reforma política”, afirma Castro.

Segundo o peemedebista, o maior problema do sistema eleitoral no Brasil é a quantidade de candidaturas, que encarecem as campanhas e, consequentemente, favorece a corrupção. “É o pior sistema do mundo. Só se elege quem tem dinheiro. Quanto mais corrupto, mas se elege”, declara o deputado.


Marcelo Castro ainda critica a qualidade dos deputados brasileiros. “A cada parlamento temos um nível pior, porque estamos elegendo os ricos. Não precisa ter qualidade moral, história, vida limpa, nem serviço prestado. São eleitos os ricos, as celebridades ou os pastores evangélicos”, conclui.

O deputado ainda explicou os principais pontos da Reforma Política e foi questionado sobre o protagonismo dos partidos, o beneficiamento dos caciques políticos, o risco de menor renovação no Congresso e os prejuízos do novo sistema para os partidos menores.

Confira a entrevista da íntegra na TV O DIA:


Por: Nayara Felizardo e Karliete Nunes
Mais sobre: