Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vídeo mostra a ação de assaltantes de bancos em José de Freitas

Criminosos usavam uma metralhadora para atirar contra a PM e render populares.

29/04/2015 11:50

Câmeras de vigilância do prédio da Guarda Municipal de José de Freitas registraram o momento em que os criminosos chegaram a José de Freitas e assaltaram o Banco do Brasil e a Caixa Econômica do município na madrugada de hoje (29). Pelas imagens é possível ver que um dos bandidos rendem as pessoas na rua da agência do BB e efetuam disparos com uma metralhadora. Um deles aponta a arma para cima e atira a esmo.

Segundo o comando da Guarda Municipal, quatro pessoas foram rendidas na ação, uma delas seria o irmão do ex-prefeito de Lagoa Alegre do Piauí. “Eram todos feirantes que passavam para começar a organizar suas barracas pelo Centro”, afirma o comandante Fernando Silva.


Ainda segundo ele, uma ambulância de José de Freitas que deixava a cidade rumo a Teresina teve que retornar para o município porque a PI-113 estava bloqueada com troncos de árvores cortados pelos bandidos para impedir a polícia de chegar à cidade. “Essa ambulância retornou para avisar que a rodovia estava fechada e deu de cara com os bandidos no meio da ação”, conta Fernando Silva.

Fotos: Maria Clara Estrêla/O Dia


Bandidos atiraram em viatura da Guarda Municipal de José de Freitas para afastar os policiais

O PortalODia.com conversou com o motorista da ambulância, que pertence ao Hospital de José de Freitas. O rapaz pediu para não ser identificado, mas relatou que, ao chegar em frente à Guarda Municipal, pelo menos três pessoas sob a mira das armas dos bandidos e um dos criminosos apontou a arma para ele mandando que se retirasse. “Foi o que eu fiz. Não pensei duas vezes. Me retirei, entrei na primeira rua livre que vi e saí o mais rápido que pude. Foi horrível”, relatou.


Quadrilha efetuou pelo menos 50 tiros de fuzis e metralhadoras contra o prédio da Guarda Municipal da cidade

O tratador de gado, Francisco Almeida, 38 anos, conta que também viu uma parte da ação. “Ouvi pelo menos 20 tiros e corri para o outro lado. Só ouvi os gritos deles mandados quem estivesse por perto se afastar. É uma sensação estranha de que sua vida não vale muita coisa, quando você se depara com uma arma daquela apontada na sua direção e uma pessoa ameaçando atirar a qualquer momento”, diz.


Poder de fogo dos bandidos surpreendeu a população e os policiais. Viatura precisou para sair do lugar

O comandante da Guarda Municipal de José de Freitas relatou que o poder de fogo dos criminosos era tão grande que os PM’s tiveram que se esconder para não serem atingidos pelas balas dos fuzis e metralhadoras que chegava a perfurar as paredes. “50 tiros. Dos que eu ouvi. Me joguei no chão, foi o jeito. Não tinha mais o que fazer. Nossas armas não chegam nem perto do poder destrutivo das que eles usavam. Agora só resta ir atrás deles. Nós tentamos, mas não pudemos pará-los”, diz Fernando Silva.

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: