Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina registra tarde violenta com assalto a ônibus e restaurante

Trio tentou fazer arrastão em ônibus na Frei Serafim. Uma hora depois, segurança de restaurante

13/05/2016 13:29

Teresina registra uma tarde de violência nesta sexta-feira (13). Em menos de uma hora, um policial militar foi baleado em uma tentativa de assalto a um restaurante na zona Leste de Teresina, e três rapazes roubaram o celular de um jovem em um ônibus na Frei Serafim. Nos dois casos, a Polícia Militar já foi acionada e está realizando buscas à procura dos suspeitos. 

Tentativa de assalto a restaurante

Por volta das 14 horas, uma dupla trocou tiros um policial militar identificado como cabo Márcio, do Bope, em um restaurante no bairro São Cristóvão. O PM estava sem farda e teria reagido ao perceber a tentativa de assalto, mas acabou sendo atingido na região lombar e foi encaminhado para o HUT. A informação é do sargento Aldair, do 5º BPM. "Nos relataram que ouviram pelo menos 20 tiros", conta o sargento.

O coronel Wagner Torres, comandante da área, informou que a dupla teria parado uma moto vermelha a cerca de 200 metros do restaurante. "Quando chegaram à esquina viram o policial à paisana. Os dois estavam armados e dispararam vários tiros", disse o coronel. 

Um dos suspeitos estava de camisa branca, boné azul claro e calça jeans escura. O outro estava de camisa verde e calça jeans escura. Eles conseguiram fugir. Todas as viaturas da região foram acionadas e estão em diligência. Quanto ao cabo Márcio, ele foi encaminhado, consciente, para o HUT.

Tentativa de arrastão em coletivo

Três pessoas, um aparentando ser maior de idade e os outros dois aparentando serem menores, assaltaram os passageiros de um ônibus do Consórcio Urbanus (linha 512 - Vila Bandeirante, Morada do Sol via São Cristóvão), no começo da tarde de hoje (13) na Avenida Frei Serafim. O roubo foi anunciado em frente à parada do Hospital Getúlio Vargas e os suspeitos conseguiram fugir quebrando as janelas do coletivo.

Fotos: Elias Fontinele/O Dia

Os passageiros, ainda assustados com o episódio, relatam que os suspeitos teriam embarcado na Praça da Bandeira, pela porta de trás, uma vez que não foram vistos passando pela catraca. Aquele terminal do Centro tem grande movimentação de passageiros saindo dos ônibus, o que pode ter facilitado aos assaltantes entrarem sem serem notados pelo cobrador. "Eles ficaram o tempo todo sentados na parte de trás. Teve uma hora que um deles mudou de lugar e veio mais para o meio. Mas estavam de olho em tudo, ficavam o tempo todo falando que iam descer em tal parada e nunca desciam. Acho que já estavam escolhendo quem iam roubar e onde", relata a estudante Amanda Martins.

Também passageira do ônibus, a estudante Maria do Socorro Ramos diz acreditar que eles não estivessem armados. "Senão eles teriam entrado pela frente, rendido o cobrador e pegado todo o dinheiro do caixa. Mas eles ficaram quietos, lá atrás, só esperando a melhor hora de fazer o arrastão. Quando roubaram o celular de um rapaz lá no fundo, os outros passageiros perceberam e eles se sentiram acuados. Começou a gritaria. Na mesma hora, o que aparentava ser o mais velho deu um chute na janela que ela quebrou. Ele fugiu por lá", conta a passageira.

Os outros dois puxaram as alavancas da saída de emergência, que ficam próximas à janela do espaço destinado aos cadeirantes. Como já era esperado por eles, o mecanismo arremessou a estrutura inteira para fora, abrindo espaço e permitindo a fuga. 

O cobrador do ônibus, que pediu para não ser identificado, conta que não percebeu o que estava acontecendo. "Eu tomei um susto quando a janela estilhaçou com o chute que o rapaz deu para fugir. Quase simultaneamente, os outros dois arrancaram a janela do outro lado. Só deu tempo abrir as portas pra todo mundo descer".

A única pessoa que ficou ferida na ação foi um vendedor ambulante da parada do HGV. O senhor Manoel Humberto sofreu pequenos arranhões por conta dos estilhaços da janela quebrada pelo suspeito. "O vidro veio todo em cima de mim e rasgou até a caixinha de papelão onde guardo as canetas que vendo", conta.

Sobre os suspeitos, a população diz que um, trajando camisa amarela, correu no sentido Leste-Centro e os outros dois atravessaram a Frei Serafim no meio dos carros e correram no sentido Centro-Norte.

Motoristas vão parar em protesto por segurança

Nesta semana, o PortalODIA noticiou que o Sintetro (Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transporte Rodoviário de Teresina), está organizando uma paralisação de suas atividades em protesto pela segurança nos ônibus coletivos . Motoristas e cobradores denunciaram os altos índices de assaltos registrados neste mês, quando num período de quatro dias, 11 coletivos foram assaltados na Capital.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: