Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quatro são presos após roubar moto de quartel; Comando Geral nega invasão

Grupo surpreendeu o único policial que estava de plantão no BPM na madrugada.

03/08/2015 14:50

Quatro pessoas foram presas na madrugada de hoje (3) após invadirem a sede da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar, localizada no bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina, e retirarem do local uma motocicleta que havia sido apreendida pelos policiais durante uma ação no final da noite de domingo. Os presos são Alex de Sousa Silva, Jurandir de Oliveira Silva, Welington Silva e Lucas Liedson da Silva. Um quarto suspeito ainda não foi identificado pela Polícia.

Eles acabaram sendo pegos pouco depois de fugirem da sede da Companhia. De acordo com o coordenador da Central de Flagrantes, delegado Luciano Alcântara, só havia um policial no quartel no momento da ação. “Eles chegaram na porta da Companhia como se fossem pedir uma informação, e entraram com tudo ao perceberem que o PM estava sozinho”, relata o delegado.

Lucas, Jurandir, Welington e Alex pegaram a motocicleta e fugiram em alta velocidade, num Honda Civic de placa LWC-9792. O PM acionou reforço pelo rádio e os policiais da região montaram barreiras para prender os suspeitos.

Depois de capturados, os quatro foram conduzidos para a Central de Flagrantes e alegaram que estavam apenas recuperando um objeto que era deles. Segundo o delegado Luciano, eles chegaram à delegacia bastante alterados e pareciam estar sob o efeito de entorpecentes. A Polícia agora está verificando se os quatro possuem antecedentes criminais.

Policiais militares ficaram irritados com a ousadia dos invasores, e protestaram contra a pressão que a classe sofre em situações extremas como essa. Eles temem reagir contra eventuais criminosos e acabarem sendo punidos. 

"É muito fácil invadir alguns quartéis, que têm apenas um ou dois policiais na guarda. E mais lamentável ainda é o colega PM dizer que tinha como alvejar os invasores, mas pensou que já está perto de se aposentar e iria acabar se prejudicando. Eu entendo ele. Não da para nós, policiais, trabalharmos sendo constantemente monitorados e sem apoio", protesta um PM, que pediu para ter a identidade mantida em sigilo.

Comando Geral da PM nega invasão de quartel

Na tarde desta segunda-feira, o major Etevaldo, chefe do Núcleo de Comunicação da Polícia Militar do Piauí, entrou em contato com a reportagem d'O DIA para negar a informação de que o quartel da Companhia do Monte Castelo chegou a ser invadido pelos elementos presos. Ele também negou que houvesse apenas um policial de plantão.

De acordo com o Comando Geral, os quatro elementos chegaram à entrada da Companhia num Honda Civic e logo foram avistados pelos policiais militares que estavam no quartel. 

Atentos à movimentação dos suspeitos, que se aproximaram da porta de entrada do quartel, os PMs pediram reforço de equipes que estavam nas ruas. Ainda de acordo com a versão apresentada pelo Comando Geral, minutos depois uma viatura chegou ao quartel e os policiais deram voz de prisão aos suspeitos, que foram conduzidos até a Central de Flagrantes.

Mais sobre: