Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Tráfico motivou 70% dos homicídios investigados pela Força Nacional

Balanço da atuação da Força Nacional no Piauí durante os últimos nove meses foi apresentado na tarde desta terça-feira, durante coletiva de imprensa na Acadepol.

26/04/2016 16:48

A Força Nacional de Segurança Pública concluiu 183 inquéritos ao longo dos nove meses em que está atuando no Piauí - todos tratando de homicídios que ocorreram na Grande Teresina. 

Desse total, cerca de 70% dos assassinatos estavam relacionados ao tráfico de drogas, 10% foram motivados por vingança e 20% tiveram outras motivações, como os crimes passionais. 

Os dados foram divulgados na tarde desta terça-feira (26), durante coletiva de imprensa realizada no auditório da Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí (Acadepol), para apresentar o balanço da atuação da Polícia Civil Judiciária e da Perícia Criminal da Força Nacional no Estado. Estão presentes na coletiva de imprensa o secretário de Segurança Pública, capitão Fábio Abreu, o promotor Ubiraci Rocha, a delegada Eugênia Villa, diretora de Gestão Interna da secretaria, e o delegado geral Riedel Batista.

Dos 183 inquéritos concluídos, 83,1% investigaram crimes cometidos com arma de fogo, 8,8% com armas brancas, 1,1% com uso conjunto de arma de fogo e branca, e três inquéritos apuraram crimes cometidos por outros meios, como asfixia e espancamento.

Segundo a Secretaria de Segurança, quatro Distritos Policiais destacam-se como os que mais tinham inquéritos parados que foram entregues para Força Nacional. O 11º DP entregou 33% dos inquéritos, o 7º DP entregou 15,9%, o 4º DP entregou 11,5% dos inquéritos e o 10º DP entregou 8%.

Coletiva de imprensa foi realizada na tarde desta terça-feira, na Acadepol (Foto: Maria Clara Estrêla / Jornal O DIA)

A cúpula da segurança comemorou o fato de que o índice de resolutividade dos inquéritos encaminhados para a Força Nacional atingiu o índice de 100%. "Estamos extremamente satisfeitos porque sentimos que foram.resgatados procedimentos investigatório que estavam adormecidos. Falo principalmente do ponto de vista da qualidade desse trabalho", destacou o promotor Ubiraci.

O delegado Riedel Batista ressaltou que algumas delegacias apresentam um maior acúmulo de inquéritos por cobrirem uma área muito grande. E no caso do 11º DP há apenas um delegado atuando.

"De fato é um pouco preocupante [o acúmulo de inquéritos]. A demanda é muito grande, mas temos que ver que estamos trabalhando em conjunto e vamos conseguir superar essas dificuldades e trazer melhores resultados", destacou Riedel.

O secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu (Foto: Maria Clara Estrêla / O DIA)

Durante a coletiva de imprensa, o secretário Fábio Abreu informou que a secretaria solicitou ao Ministério da Justiça a permanência da Força Nacional no Estado por mais seis meses.

A pasta do Governo Federal ainda não deu a resposta, mas caso o pedido seja atendido, o secretário Fábio Abreu afirma que a Força Nacional passará a atuar mais nos municípios do interior, onde há escassez tanto de policiais civis quanto militares. O capitão citou o exemplo da Delegacia de José de Freitas, onde também há uma grande quantidade de inquéritos encalhados.

A Força Nacional chegou ao Piauí em 9 de julho de 2015, e iniciou os trabalhos no dia 17 de julho.

Por: Cícero Portela e Maria Clara Estrêla
Mais sobre: