Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sinpolpi divulga aumento de homicídios em Teresina e SSP contesta

A pesquisa do Sinpolpi registrou 27 homicídios no mês passado.

13/10/2015 08:45

Uma pesquisa divulgada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi) afirma que somente no mês de setembro houve um aumento de 20% no número de homicídios em Teresina,  uma média de 27 homicídios registrados a mais que o mês de agosto.

No âmbito estadual, o Piauí registrou 48 assassinatos no mês passado. Este número é cerca de 9% maior do que o total registrado em agosto com 45 casos.  A maioria das vítimas são detentos, ex-detentos, assaltantes, traficantes, dentre outras; houve até casos de detentos mortos usando tornozeleiras eletrônicas.

Já a Secretaria Estadual de Segurança Pública afirma que na capital foram 21 assassinatos registrados no último mês, contra 29 em setembro de 2014, alcançando um decréscimo de 6,9%. Além disso, os homicídios foram reduzidos em 12% no mês passado em todo o estado, uma diminuição de 44 assassinatos comparados às ocorrências de 2014 que foram 50 mortes.

Com relação às zonas mais violentas, a pesquisa do Sinpolpi afirma que a Sul registrou 10 assassinatos, a Norte, oito, a Leste seis e a Sudeste, três delitos. No item suposto motivo a pesquisa registrou um substancial aumento dos crimes passionais cujo total foi de sete ficando atrás apenas dos acertos e de contas e das mortes provocadas por brigas de gangues em busca  do controle do tráfico de drogas, que tiveram oito casos casa um.

“O Sinpolpi já solicitou a atuação do Ministério Público Estadual para evitar que pessoas alheias à profissão de policial fiquem nas delegacias atuando como se fossem policiais, como já vem acontecendo em algumas delegacias e interior do Estado. Defendemos a contração imediata dos policiais concursados”, afirma o presidente do Sinpolpi, Constantino Júnior.

Roubos de veículos

 Os roubos de veículos na capital também sofreram queda. Segundo dados da Polinter, as ocorrências passaram de 180 no oitavo mês de 2014 para 144 esse ano. A redução chegou então a 20%.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: