Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Funcionário d'O DIA é morto ao tentar fugir de assalto no centro de Teresina

A vítima, que também era taxista, já estava próximo de se aposentar.

03/02/2016 17:08

Um funcionário do Sistema O DIA foi assassinado na tarde desta quarta-feira (03), próximo ao cruzamento da rua Álvaro Mendes com a Magalhães Filho, no centro de Teresina. José Wilson Teixeira, 60 anos, já trabalhava desde 1982 na empresa, exercendo a função de fotolitógrafo no turno da noite, atuando diretamente na impressão do jornal. Ele deixa esposa e quatro filhos.

Durante o dia José Wilson trabalhava como taxista. A vítima foi ao centro para pesquisar valores de livros usados numa feira, e quando retornava para seu carro foi abordado pelo assaltante, que pretendia roubar o veículo - um Fiat Siena branco (placa NIB-9243). 

Quando Samu chegou ao local vítima já estava morta (Foto: Jailson Soares / Jornal O DIA)

A vítima, contudo, não entregou a chave e saiu correndo em direção ao outro lado da via, momento em que foi alvejado pelo assaltante.

O acusado, então, saiu correndo em direção à Avenida Frei Serafim, sendo abordado por policiais do Batalhão da Rone nas imediações de uma panificadora localizada no cruzamento da avenida com a Rua Coelho de Resende. O suspeito estava portando um revólver calibre 32 com três munições deflagradas e uma intacta. 

José Wilson morreu com a chave do carro ainda nas mãos. Uma equipe do SAMU chegou ao local cerca de meia hora após o crime, mas não conseguiu reanimar a vítima. 

"O infrator deixou bem claro que queria roubar o carro da vítima, e como o assalto acabou frustrado ele atirou para matar e se evadiu do local correndo em direção à Frei Serafim. Por sorte, alguns policiais do BPRone estavam nas imediações e foram informados por populares de que o rapaz estaria fugindo. Ao realizar a abordagem, eles encontraram a arma com o suspeito", detalha o tenente Frota.

O filho da vítima, que também é taxista, entrou em desespero ao ver o corpo do pai.

 

O tenente Frota, do BPRone, disse que menor confessou o crime; à direita, filho da vítima se desespera ao ver o corpo do pai (Fotos: Jailson Soares e Yuri Ribeiro / Jornal O DIA)

O acusado confessou o crime (veja vídeo abaixo) e deu detalhes de como matou o taxista. Ele também revelou que já foi apreendido em pelo menos outra ocasião, acusado de roubo.


"Eu matei porque na hora do assalto eu pedi a chave e ele não entregou. Eu queria o carro pra vender em Timon", disse o adolescente.

Ao ser apreendido, o menor também revelou o nome de uma pessoa que teria encomendado o roubo do veículo. Agora, a Polícia está apurando quais outras pessoas estariam envolvidas no crime, direta ou indiretamente.

Diversos taxistas foram ao local do crime e exigiram justiça pela morte de José Wilson. Alguns deles disseram ter reconhecido o acusado do crime, e suspeitam que ele já tenha assaltado outros colegas.

José Wilson completou 60 anos no dia 11 de janeiro e estava perto de se aposentar. Ele era irmão do diretor industrial do Jornal O DIA, Carivaldo Marques.

"O triste é saber que mais um pai de família está morto, e logo o autor do crime estará solto. A sensação que eu sinto é como se tivesse levado um soco no estômago, por saber que não posso fazer nada", lamenta Carivaldo, acrescentando que José Wilson era o responsável por conseguir boa parte da renda familiar.

José Wilson em foto da ficha de admissão no Jornal O DIA. Ele começou a trabalhar na empresa em 1982 e completou 60 anos de idade em janeiro deste ano (Foto: Arquivo O DIA)

Taxistas protestam e colocam fogo em pneus

No início da noite, dezenas de taxistas seguiram em direção à Central de Flagrantes de Teresina para cobrar uma punição ao acusado.

Pelo menos trinta táxis estão nos arredores da Central. Inconformados com a morte de mais um colega, eles colocaram fogo em pneus.

"Um menor atira em um inocente e já já está solto novamente. A gente quer saber o que a Justiça quer? A Polícia faz a parte dela, que é prender. Mas vem a Justiça e solta", indignou-se o taxista Pedro Ferreira.

Taxistas dirigiram-se até a Central de Flagrantes para exigir justiça e queimaram pneus em protesto (Fotos: Jailson Soares / Jornal O DIA)

Por: Nayara Felizardo, com informações de Cícero Portela
Mais sobre: