Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Suspeitos de incendiar ônibus na Frei Serafim ainda não foram identificados

Autores do ataque ao veículo podem ser enquadrados no crime de incêndio, cuja pena varia de três a seis anos de reclusão mais multa.

11/01/2017 17:55

A Polícia Civil ainda não conseguiu identificar as pessoas suspeitas de ter incendiado um ônibus na Avenida Frei Serafim, na noite da última segunda-feira, 9 de janeiroAs investigações do caso estão sendo comandadas pelo delegado Mamede Rodrigues, do 1º DP.

"Nós ainda estamos apurando. Ainda não constam nos autos a identificação dos suspeitos, mas com certeza isso não vai ser difícil. O inquérito foi aberto ontem [terça-feira] e estamos começando a obter informações para os autos, ouvir o motorista, analisar as imagens feitas pelas câmeras que flagraram a ação. Então, eu acredito que nós não vamos ter nenhuma dificuldade para identificar a autoria", afirmou o delegado.

Segundo Mamede, os suspeitos poderiam responder pelo crime de dano qualificado, previsto no artigo 163 do Código Penal (destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia), cuja pena varia de seis meses a três anos de detenção mais multa, ou pelo crime de incêndio, tipificado no artigo 250 do Código Penal (causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem), cuja pena varia de três a seis anos de reclusão mais multa. 

Para Mamede, porém, é mais provável que os autores sejam enquadrados neste último artigo. "Na realidade, os suspeitos só podem ser indiciados por um ou outro crime. Não pode haver a concomitância desses crimes. Mas, pelas circunstâncias, tudo indica que eles serão enquadrados mesmo no artigo 2015, que trata especificamente sobre essa situação do incêndio", afirma o delegado, acrescentando que o ato de protesto colocou em risco a vida dos usuários e dos funcionários da empresa de transporte público que estavam dentro do veículo.

Jovem que tentou incendiar outro ônibus na UFPI pagou fiança e já foi solto

Um jovem suspeito de ter tentado incendiar um ônibus no campus da Universidade Federal do Piauí em Teresina na noite de terça-feira (10) foi solto após o pagamento de fiança.

Outros quatro jovens conseguiram fugir após o ataque ao veículo, que só não foi destruído pelas chamas graças a estudantes que moram na Residência Universitária, e se uniram para apagar o fogo.

Atos transcorreram sem momentos de grande tensão nesta quarta-feira

Os protestos na Avenida Frei Serafim foram realizados de forma pacífica e sem momentos de grande tensão no final da tarde desta quarta-feira (11).

Novamente, os estudantes concentraram-se na Praça do Fripisa e de lá partiram para a Frei Serafim por volta das 17h30. Era cerca de 50 jovens e alguns poucos adultos.

Sempre acompanhados de perto por equipes da Polícia Militar e da Strans, os manifestantes seguiram até o cruzamento da Frei com a Rua Coelho de Resende, que foram bloqueadas por aproximadamente uma hora, período em que os ativistas organizaram uma aula aberta para a população sobre segurança no trânsito, mobilidade urbana e transporte público. 

"O nosso trabalho foi fazer com que a fluidez do trânsito não sofresse grandes problemas, garantir que não houvesse nenhum problema com o deslocamento dos manifestantes, e a Polícia Militar fez o trabalho de segurança pública. Graças a Deus, não houve nenhum problema", afirmou o coronel Jaime Oliveira, diretor de Operação e Fiscalização de Trânsito da Strans.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: