Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Skatista é agredido com chutes por guardas municipais; veja vídeo

Agressão ocorreu no Parque da Cidadania, no último sábado (18), e teria sido motivada porque o jovem não obedeceu à abordagem dos guardas

20/02/2017 17:06

Um jovem identificado apenas como Jordean foi agredido com socos e chutes por guardas municipais na tarde do último sábado (18) no Parque da Cidadania, localizado na Avenida Frei Serafim. Segundo frequentadores do Parque, presentes no momento da abordagem, a agressão teria sido motivada porque o jovem não teria escutado a abordagem dos guardas municipais.

“Ele não ouviu a abordagem dos policiais, por isso correram atrás dele e o derrubaram com uma cassetada no ombro. Eles continuaram o agredindo com chutes, socos, sufocamento e cassetadas. Os guardas revistaram ele, mas não acharam nada ilegal, e mesmo assim foi levado para a delegacia”, conta Matheus Silva, skatista que gravou o vídeo da agressão.


De acordo com as imagens do vídeo publicado nas redes sociais, pelo menos nove guardas municipais participam da abordagem, mas são cinco que imobilizam o skatista. Um deles chuta o rapaz, mesmo quando ele já está no chão. Outros ainda chamam os jovens que estavam no parque de vagabundos.

Nas imagens, vários skatistas tentam evitar as agressões e avisam que estão filmando, mas dois guardas impedem que eles se aproximem e ameaçam levá-los à delegacia. “Você não está filmando? Você é testemunha e vai ser levado também”, diz um guarda.

A ação, de acordo com eles, teria sido necessária porque o jovem correu no momento da abordagem. Após ser imobilizado, o rapaz foi revistado. Ele estava sem camisa e, aparentemente, não portava nada ilegal. Mesmo assim, saiu algemado e tinha marcas de agressões nas costas.

Ao ser questionado sobre a possível motivação das agressões, Jordean afirma que foi vítima de discriminação, por ser skatista e ter tatuagens. “Eles me discriminaram por ser skatista e ter tatuagens. Me agrediram com chutes, socos e agressões com cassetete”, afirma.

Foto mostra as marcas de agressão sofridas pelo skatista. (Foto: Arquivo Pessoal)

Outro lado

Em nota, o Comando-Geral da Guarda Municipal de Teresina afirma que vai abrir uma sindicância para apurar os fatos. “Caso seja comprovado qualquer tipo de excesso, serão aplicadas as devidas sanções aos envolvidos pertencentes à Guarda Municipal de Teresina, que ainda se encontram em estágio probatório”.

Veja a nota na íntegra:

O Comando-Geral da Guarda Municipal de Teresina, órgão criado para a proteção do patrimônio público municipal e assistência à comunidade, presta à sociedade os seguintes esclarecimentos a respeito de fato ocorrido nesse sábado (18), no Parque Estação da Cidadania, envolvendo membros da Guarda e um jovem que andava de skate, sobre gravação que ora circula nas redes sociais:

- De acordo com o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), feito na Central de Flagrantes, para onde o jovem foi encaminhado após o fato, este teria provocado os Guardas, com palavras de baixo calão. Além disso, teria feito uma manobra de maneira a jogar o skate em direção aos guardas plantonistas, no momento do ocorrido;

- A Guarda informa que será aberta uma sindicância interna para apurar os fatos, em que serão chamados para prestar depoimento todas as partes envolvidas, levando ainda em consideração todas as provas coletadas;

- Caso seja comprovado qualquer tipo de excesso, serão aplicadas as devidas sanções aos envolvidos pertencentes à Guarda Municipal de Teresina, que ainda se encontram em estágio probatório.

A Guarda Municipal de Teresina reafirma o seu compromisso de zelar pelo patrimônio público de Teresina e pela segurança de todos que nestes se encontrem. Em quase um mês de atuação, a Guarda tem sido bem recebida pela população nos espaços em que atua no município.

Por fim, a Guarda Municipal de Teresina se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: