Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sinpolpi recusa proposta do Governo e greve pode ser anunciada hoje (26)

Segundo Constantino Júnior, diretor geral do Sinpolpi, o que pesou na decisão da diretoria foi o fato de o Governo ter privilegiado os delegados e os peritos, em detrimento dos policiais civis e demais classes.

25/05/2015 19:35

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi) decidiu recursar a proposta apresentada pelo Governo do Estado.

A decisão da diretoria do sindicato foi tomada na noite desta segunda-feira (25), de forma unânime. No entanto, ainda precisa ser confirmada pela categoria, durante assembleia geral marcada para as 10 horas de hoje (26),  na Praça Saraiva, em frente à Delegacia Geral.

Segundo Constantino Júnior, diretor geral do Sinpolpi, o que pesou na decisão da diretoria foi o fato de o Governo ter privilegiado os delegados e os peritos, em detrimento dos policiais civis e demais classes. "Hoje nós vamos colocar a decisão da diretoria para apreciação na assembleia geral da categoria, e, dependendo do resultado, já deliberamos a data para o início da greve", avisa.

O dirigente sindical reclama que os peritos negociaram diretamente com o Governo seus reajustes, o que, segundo Constantino, é ilegal, tendo em vista que o Sinpolpi também representa esta classe.

"Há hoje, na Secretaria de Segurança, um sentimento de segregação, porque alguns servidores se acham mais importantes que os outros. Mas o fato é que o Sinpolpi é a única entidade que possui legitimidade para negociar com o Governo o reajuste dos servidores da Secretaria de Segurança, inclusive dos peritos", afirma Constantino Júnior.

O diretor acrescenta que até mesmo a categoria dos delegados deveria ser representada pelo Sinpolpi. "Isso não sou eu que estou inventando. Está na Lei Complementar 37/2004. Há apenas uma categoria, que é a dos policiais civis. E dentro desta categoria existem as diversas classes, incluindo a dos peritos e a dos delegados", afirma Constantino.

Atualmente, o Sinpolpi trava uma disputa judicial com o Sindicato dos Delegados de Carreira do Estado do Piauí (Sindepol) pelo direito de representar também esta classe.

A proposta do Governo

Pela proposta do Governo, ficou acertado o pagamento imediato de 50% da parcela do reajuste que estava previsto para o mês de maio. Os outros 50% seriam repassados aos policiais em janeiro de 2016.

Com relação ao pagamento da diferença não paga em novembro de 2014, o Governo se compromete a pagá-la ainda este ano, se houver "margem financeira" no Orçamento do Estado. Caso contrário, o pagamento do valor devido seria feito apenas em janeiro de 2016.

Quanto ao pagamento da última parcela do reajuste, prevista para novembro de 2015, o Governo propôs repassá-la aos policiais em fevereiro do próximo ano.

Por fim, em relação ao reajuste para o próximo triênio, o Governo não deu nenhuma garantia, anunciando apenas que "após o fechamento do segundo quadrimestre de 2015, vai avaliar a possibilidade de criação de uma comissão para tratar do reajuste salarial da categoria no triênio 2016/2018".

Segundo Constantino, houve avanços na proposta do Governo, mas o Sinpolpi considera que ela pode ser melhorada ainda mais.

Mais sobre: