Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Secretaria de Segurança lança aplicativo para combate ao tráfico de drogas

Ferramento DEPRE já teve mais de 500 downloads e registrou mais de 70 denúncias em poucos dias.

15/03/2016 10:17

A Secretaria de Segurança Pública, através do Núcleo de Inteligência e a Delegacia de Entorpecentes, lançou oficialmente, hoje (15), um aplicativo para smartphones com o objetivo de oferecer uma ferramenta a mais à sociedade piauiense para denunciar o tráfico de drogas. Em poucos dias funcionando em fase de testes já foram realizados 507 downloads do DEPRE e registradas 70 denúncias.

No momento, a ferramenta está disponível apenas para o sistema Android. Para baixar o aplicativo, basta acessar o Play Store e buscar “DEPRE”. De acordo com o delegado Alessandro Barreto, coordenador do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança, esta é uma iniciativa pioneira no país e que garante total anonimato ao denunciante.

A Delegacia de Entorpecentes já recebe, por dia, uma média de 10 denúncias pelo telefone (86) 3216-5281 e outros meios. Com isso já foram instaurados 97 inquéritos só nos dois primeiros meses do ano, batendo recorde de prisões e apreensões de drogas. O secretário Fábio Abreu destacou que outras ferramentas estão sendo preparadas para auxiliar no combate à criminalidade.

“Hoje colocamos o aplicativo oficialmente para os piauienses em todos os municípios. Com o apoio da comunidade dando este retorno através das denúncias também podemos elaborar nossas operações de combate à criminalidade. É preciso destacar o trabalho do nosso Núcleo de Inteligência desenvolvendo ferramentas importantes, acompanhando essa tendência tecnológica”, disse Fábio Abreu.

O delegado Alessandro Barreto explica que as denúncias podem ser feitas de qualquer cidade do Piauí, de forma anônima e segura, já que não há recolhimento de nenhum dado pessoal ou número de telefone do denunciante. “A pessoa vai escolher o seu município e depois escrever um texto com detalhes da denúncia. Quanto mais detalhes, melhor o auxílio à polícia”, explica o delegado.

De acordo com o coordenador da Entorpecentes, delegado Menandro Pedro, a partir do recebimento da denúncia, a DEPRE vai investigar e, se comprovado o relato, a Central de Inquéritos será acionada para expedir os mandados de busca. “Vamos dar cumprimento a esses mandados e o resultado será prisões e apreensões de drogas. Ganha a sociedade”, destacou o coordenador da DEPRE.

O aplicativo DEPRE foi desenvolvido pelo Delegado Alessandro Barreto e o agente de polícia Marden Lincon, em cooperação com o delegado Everton Férrer e a agente Rafaella Barbosa, todos integrantes da Polícia Civil do Piauí. Neste primeiro momento o aplicativo está liberado para sistema Android e em breve será disponibilizado também para IOS.

Fonte: Secretaria de Segurança
Mais sobre: