Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

THE: Segurança monta Força Tarefa para cumprir 500 mandados de prisão

Secretário anunciou ainda o adiantamento da Operação de Fim de Ano na Capital.

28/11/2015 10:21

Em entrevista concedida na manhã de hoje (28), o secretário de Estado da Segurança, Fábio Abreu, informou que as Polícias Civil e Militar irão montar uma força tarefa para dar cumprimento a pelo menos 500 mandados de prisão em Teresina neste final de ano. O anúncio foi feito no dia seguinte ao assassinato do taxista Pedro de Jesus Lima na zona Sul da Capital. O secretário se reuniu com o Comando da PM, com o delegado-geral Riedel Batista e com os gerentes de policiamento metropolitano e do interior da Polícia Civil.

Fotos: Assis Fernandes/O Dia


Leia também:

Taxista é morto na zona Norte e Teresina tem mais dois homicídios em menos de uma hora 

Adolescente diz que matou taxista por vingança 


“Nós percebemos que a quantidade de pessoas cumprindo medida cautelar e cometendo crimes em Teresina é altíssima. Nos últimos homicídios registrados, por exemplo, todos os suspeitos já têm passagem pela polícia ou devem alguma coisa à Justiça”, diz o secretário.

A força tarefa, batizada pela Secretaria de Segurança de Grupo de Captura, será composta por policiais militares sob a coordenação do delegado Edvan Botelho. A formação do grupo, de acordo com Fábio Abreu, se deu também atendendo a pedidos do Ministério Público e do próprio Poder Judiciário.

Além da força tarefa, o secretário comunicou também o adiantamento da Operação Fim de Ano da Polícia Militar para a próxima segunda-feira (30). A ação, que vai colocar 300 policiais a mais nas ruas de Teresina, seria lançada apenas na quarta-feira (02). Esses PMs serão deslocados temporariamente da guarda de órgãos públicos e colocados na rua para intensificar o policiamento ostensivo, principalmente na área comercial da Capital.

Com relação ao número de mortes registrados em Teresina nas últimas 24 horas, o secretário diz que a polícia já esperava por este aumento, levando-se em consideração que isso tem acontecido nos últimos anos sempre neste mesmo período. “Nós já tínhamos essa projeção, então o objetivo nosso é controlar esse número para que ele não chegue ao que se viu em 2014”, afirma Fábio Abreu.

Diferentemente do que se observou na Capital, com cinco homicídios em menos de 24 horas, o interior do Estado tem apresentado redução nos índices de mortes. De acordo com a Secretaria de Segurança, foram registrados 16 assassinatos em outros municípios neste final de 2015. No mesmo período do ano passado, esse número era de 33. Para Fábio Abreu, a redução de mais de 50% deve servir de exemplo para a atuação da polícia na Capital no que diz respeito à ações efetivas de combate ao crime.

Suspeitos identificados

Sobre os envolvidos nos homicídios de ontem (27) em Teresina, a Polícia Civil informou que já estão todos identificados e a PM realiza diligências para tentar localizá-los e prendê-los ou apreendê-los. Todos eles, segundo o secretário de Segurança, já tinham algum envolvimento com o mundo com a criminalidade e mataram em retaliação e vingança.


Por: Andrê Nascimento (estagiário) e Maria Clara Estrêla
Mais sobre: