Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Robert Rios propõe redução do número de secretarias estaduais

Proposta de Emenda Constitucional determina o máximo de 15 secretarias na administração estadual.

28/03/2015 07:48

Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pelo deputado estadual Robert Rios (PDT) deverá alterar o artigo 108 da Constituição Estadual do Piauí. De acordo com a PEC de Rios, fica disposto através da nova lei como deverá ser a criação, estruturação e atribuições de cada uma das secretarias de Estado. Além disso, a emenda, se aprovada, pode extinguir algumas secretarias estaduais no Piauí. 
O texto da PEC deixa claro também que o número de pastas não pode exceder o máximo de 15. A proposta recebeu a assinatura de mais dez deputados, já foi lida em plenário e segue para as comissões técnicas, onde será analisada e votada. 
De acordo com parlamentar, essa é também uma maneira de lidar com a situação financeira do Estado, que vive ainda um clima de tensão após a crise de ter excedido a Lei de Responsabilidade Fiscal no fim do ano passado.
 “Propomos esta PEC estabelecendo o controle do número de secretarias e deixando somente o estritamente necessário ao funcionamento do Estado, uma vez que já se fala muito de problemas de cunho financeiro. Isso poderia ajudar inclusive a sanar alguns desses problemas”, afirmou o deputado. 
Rios disse ainda que a iniciativa de criar ou extinguir secretarias determinada pelo artigo 108 da Constituição continua sendo de competência privativa do governador. O que será alterado no artigo será apenas a limitação do número de pastas, permanecendo o Executivo com a prerrogativa de distribuição, composição e atribuições das pastas, preservando o princípio da separação dos poderes. 
“Desta maneira, pela experiência e conhecimento, entendemos que o número de 15 secretarias atende bem as necessidades do Piauí, mostrando o comprometimento da Assembleia com a contenção de gastos e despesas desnecessárias”, afirmou.
Por: Francicleiton Cardoso e Robert Pedrosa
Mais sobre: