Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Riedel Batista assume a Delegacia Geral e anuncia mudanças na Polícia Civil

Delegado diz que principal objetivo de sua gestão é integrar as Forças de Segurança.

06/01/2015 10:05

Ao assumir o posto de Delegado Geral de Polícia Civil do Piauí, o delegado Riedel Batista anunciou mudanças nas gerências policiais do Estado e informou que as Delegacias Especializadas passarão por mudanças em suas coordenações. Riedel afirmou ainda que o principal objetivo de sua gestão é trabalhar de forma integrada com as outras Forças de Segurança do Estado que incluem Polícia Federal, Rodoviária Federal e Polícia Militar.

Fotos: Jailson Soares/ODIA

Ex-coordenador da Polinter, Riedel Batista assumiu hoje a Delegacia Geral no lugar de James Guerra (ao fundo)

Segundo ele, é preciso otimizar os trabalhos e oxigenar os setores certos. "Por exemplo, há delegacias que estão há seis anos com a mesma equipe e nós pretendemos mudar isso, dar novos ares e abrir novas perspectivas. Para que o resultado seja positivo, é importante que todas as polícias do Estado trabalhem juntas num trabalho continuado�€, diz Riedel Batista.


Gerência de Polícia Especializada: Jetan Pinheiro (era da delegacia regional de �gua Branca)

Gerência de Polícia do Interior: Willame Moraes (era da delegacia de entorpecentes)

Gerência de Polícia Metropolitana: Luccy Keiko (era do Greco)


Entorpecentes: 

Coordenador - Menandro Pedro (era do Greco), 

Delegados - Matheus Zanatta (era da Homicídios), Cadena Júnior (era do Greco) e Thales Gomes (era do Greco).


Homicídios: 

Coordenador - Francisco Baretta

Delegados - Higgo Martins, Robert Lavor, Georgiana Cardoso, Samuel Silveira (era vereador) e Christian Mascarenhas (era do 8º DP).


Polinter: Armadinho Pinto (era da delegacia do menor infrator)


Central de Flagrantes: Marcela Sampaio


Greco (passa a incorporar as delegacias de combate à corrupção e de crimes tecnológicos): 

Coordenador: Carlos César

Delegados: Kleydson Ferreira, Christiane Vasconcelos (era da Decart)


Delegacia do Idoso: Daniela Barros (era da Entorpecentes)


DPCA: Ana Kátia Esteves


O novo delegado geral é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e foi aprovado em concurso para delegado no Piauí em 2000. Aos 39 anos, ele já coordenou divisões estratégicas como a delegacia regional de Campo Maior, a Corregedoria da Polícia Civil, a Central de Flagrantes e a antiga CICO (Comissão de Investigação do Crime Organizado).

Sobre as Delegacias Regionais do Interior, o delegado geral diz que, a princípio, suas gerências não sofrerão mudanças, mas há casos pontuais em que alguns delegados serão transferidos para Teresina e surgirão novos nomes para substituí-los, como o caso do delegado Jetan Pinheiro, que deixa a Regional de �gua Branca para assumir a Gerência de Polícia Especializada.

Todas as mudanças devem ser anunciadas na tarde desta terça-feira (06). Desde ontem, as portarias foram redigidas, faltando apenas alguns ajustes. Segundo o futuro secretário de Segurança, Fábio Abreu, as mudanças são necessárias e não possuem relação com represálias. "São adequações de algumas funções, de acordo com a característica técnica de cada pessoa", disse Fábio Abreu.

Ex-delegado geral, James Guerra diz que deixa legado de "amadurecimento" à Polícia do Piauí

Em entrevista ao PortalODia.com, o ex-delegado geral, James Guerra, disse que sai do cargo com um sentimento de dever cumprido e afirmou que deixa um legado de amadurecimento à Polícia Civil do Piauí ao longo de seus seis anos de chefia. "Quando nós recebemos a Polícia Civil, não havia certo profissionalismo como a realização de operações continuadas e o planejamento. Nós modificamos o que era a Polícia, construímos um novo IML, contratamos cerca de 600 policiais e hoje ela é uma instituição fortalecida e bem posicionada no cenário nacional", declara James Guerra.

Ele, agora, se afasta das atividades da Polícia Civil por um período de 18 meses no qual irá concluir seu doutorado em Direito no Centro Universitário de Brasília.

Por: Nayara Felizardo e Maria Clara Estrêla (estagiária)
Mais sobre: