Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Redenção: prefeito afastado que estava foragido é preso em ação do MP

Liminar que concedia liberdade a Delano Parente (PP) foi derrubada ontem pelo STJ e desde então, o prefeito era procurado.

11/10/2016 12:39

O prefeito afastado de Redenção do Gurgueia, Delano Parente (PP) foi preso na manhã de hoje (11) em Teresina, numa ação do Ministério Público Estadual, através do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Delano estava foragido desde a semana passada, quando foi expedido mandado de prisão em seu nome, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubar a liminar que o concedia liberdade no decorrer do processo.


Leia também:

Prefeito, seu pai e advogado são presos em operação contra corrupção 

Operação Déspota: presos negociam delação premiada com promotor 

Prefeito preso em operação registra a candidatura 

Prefeito de Redenção é solto, mas está impedido de assumir gestão 


O prefeito afastado é acusado de ser principal líder do esquema de fraudes em licitações desarticulado na Operação Déspota, em julho passado. Na ação, mais 13 pessoas foram presas, entre elas empresários, advogado e secretários municipais. As investigações do MPE apontam que q quadrilha teria desviado cerca de R$ 17 milhões dos cofres públicos.

Delano Parente foi preso em sua residência, em Teresina, e encaminhado para a sede do GAECO. De acordo com o promotor Rômulo Cordão, uma audiência está marcada para quinta-feira (13) onde serão colhidos novos detalhes da atuação da organização criminosa.


Foto: Andrê Nascimento

“É importante que nós mantenhamos a prisão dele por conta da situação da investigação e do contato dele com as pessoas envolvidas nisso. Além, é claro, do próprio impacto social que os fatos causaram”, explica o promotor sobre a necessidade de se manter a prisão de Delano.

O prefeito afastado de Redenção do Gurgueia responde por crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, fraudes em licitações e desvio de verbas do erário público. Ele teve ainda a prestação de contas referente a 2013 julgada irregular por unanimidade pela 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

O julgamento ocorreu em abril deste ano. O relator do processo da prestação de contas de Delano Parente, conselheiro Olavo Rebêlo, apontou diversas irregularidades na documentação apresentada pela prefeitura – entre elas fraudes em licitações, contratações ilegais e acúmulo de cargos, atraso na entrega de documentos e inconsistência entre informações de despesas e gastos efetivamente realizado

Com sua prisão, o vice-prefeito Zé Carlos (PV) assume a Prefeitura de Redenção.

O outro lado

Em post nas redes sociais, Delano Parente disse que vai recorrer da decisão do STJ e provar sua inocência. O prefeito afastado ainda acusa o MPE de perseguição para beneficiar membros das agremiações rivais em Redenção. O coordenador do GAECO rebateu as acusações e disse que “o Ministério Público não tem partido”. Para Rômulo Cordão, essa reação é normal neste tipo de processo e geralmente acontece quando as instituições fiscalizadoras do poder público cumprem o seu papel.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: