Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quadrilha desbaratada pela polícia cooptava menores para roubar veículos

Ao todo, 10 pessoas foram presas na Operação Adulteração III, que combate roubo de carros e motos em Teresina.

23/06/2016 13:04

A quadrilha desbaratada hoje (23) pela Polícia Civil do Piauí, cooptava menores e jovens em situação de risco para roubar carros e motocicletas em Teresina e repassá-los a receptadores. A informação é o delegado Armandino Pinto, titular da Polinter, que comandou a ação. Ao todo, 10 pessoas foram presas na Operação Adulteração III, sendo oito em cumprimento a mandados e as outras duas em flagrante.

A polícia ainda está contabilizando o material apreendido, mas já se sabe que o grupo não tinha especialização no roubo de determinado tipo de veículo. “Eles roubavam desde o carro de luxo, como Hillux e SW4, até modelos populares como o Gol. E esses roubos aconteciam em todas as zonas de Teresina e, geralmente, eram praticados por jovens cooptados pelos líderes do grupo”, explica o delegado Armandino.

Em Teresina foi apreendido um veículo, e o restante foi localizado nas cidades maranhenses de Timon e Caxias. A quadrilha, conforme informou a polícia, fazia os roubos na Capital piauiense e enviada os veículos a receptadores situados em outros estados. “Há o envolvimento de outros grupos, porque se trata de um tipo de crime que ocorre por etapas: o roubo, depois a entrega ao receptador que adultera os sinais de identificação do veículo, depois o repasse dele a revendedores que passam o veículo adiante”, detalha o coordenador da Polinter.

Além dos veículos apreendidos, a polícia apreendeu ainda R$ 5 mil em dinheiro, cerca de um quilo de maconha e uma pistola, material em poder dos presos pegos em flagrante.

A polícia divulgou o nome dos presos da Operação Adulteração III: Josimar Machado Alves de Lima, Enedina Neves Leal, Ricardo Neves Leal, Valdeci Silva Lima – esses dois foram pegos em flagrante com drogas e uma pistola – Carlos José dos Santos, Walter Santana de Sousa, Wanderson Cardoso da Silva, Emerson de Sousa Pereira, Guilherme Moraes Duarte e John Lessa Oliveira. Guilherme e John já haviam sido presos anteriormente esta semana em cumprimento a mandados. 

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: