Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Promotora que acompanha estupro coletivo em Bom Jesus é afastada da comarca

Apesar da transferência, Gabriela Santana vai continuar representando o órgão no caso, garante MPE

13/06/2016 10:58

A promotora Gabriela Santana, que acompanha o caso do estupro coletivo ocorrido em Bom Jesus, foi transferida desta comarca, após publicação de portaria do procurador-geral de Justiça do Estado, Cleandro Moura. Gabriela Santana responde, originalmente pela Comarca de Pimenteiras, mas acumulava atividades nos Fóruns de Bom Jesus e Redenção do Gurgueia. Apesar da transferência, cujo pedido foi solicitado pela própria promotora, Gabriela segue acompanhando o caso, juntamente com outro promotor.

Segundo a assessoria do MPE, na próxima segunda-feira (20), o promotor Eduardo Palácio assume a promotoria criminal de Bom Jesus, devendo atuar junto com Gabriela na representação do caso de estupro. Ele já atua no Meio Ambiente no município, e deve acumular mais um cargo.

Foi a promotora Gabriela Santana quem havia pedido a internação provisória dos quatro adolescentes acusados de participação no crime. Em sua representação, ela pedia, ainda, que fosse feito um estudo psicossocial dos jovens para entender as relações que eles mantinham com a famílias e pessoas próximas. O pedido da promotora foi negado pela Justiça e os jovens respondem ao processo em liberdade.

Apesar de estar no caso desde o início, a promotora Gabriela Santana não acompanhou a audiência dos adolescentes com o juiz Heliomar Rios Ferreira, ocorrida no dia 01 de junho. Em seu lugar, esteve o promotor Francisco Santiago, representando o Ministério Público Estadual. A audiência ocorreu na semana seguinte à liberação dos acusados. A promotora criticou veementemente a decisão do magistrado, afirmando que manter os jovens internados seria a melhor saída para garantir a ordem pública e o andamento do processo.

O PortalODia.com tentou contato, mas a promotora Gabriela Santana não foi encontrada para comentar o afastamento.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: