Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Primeiro nome em "œlista para morrer" é assassinado em Teresina

Rapaz que chamou atenção após áudio afirmando que PMs morreriam foi executado com 11 tiros, ao lado da namorada.

11/04/2017 11:30

Lucas Ataíde de Sousa, conhecido como “Lucas de Manaus”, foi morto com 11 tiros, a maioria nas costas. Este é o 2º atentado que ele sofreu a pouco mais de duas semanas . Lucas era considerado foragido, suspeito de praticar um homicídio no ano de 2015.

Segundo o delegado titular da delegacia de Homicídios, Francisco Bareta, Lucas foi morto por volta das 17h de ontem. Ele caminhava ao lado da namorada em uma rua do conjunto Paulo de Tarso, na região da Santa Maria da Codipi quando um automóvel modelo Voyage, de cor prata, parou ao lado do casal.

Lucas Ataíde de Sousa, conhecido como "Lucas de Manaus" (Foto: Divulgação)

“Ele mandou a mulher correr, e dois homens já desceram com a arma em punho, e ela disse que ouviu disparos de arma de fogo. Quando retornou, ele já estava morto”, relatou o delegado. Lucas de Manaus foi atingido por 11 tiros de arma de fogo, a maioria deles nas costas.

Este foi o segundo atentado a morte sofrido por Lucas. O primeiro ocorreu um dia depois de ele ser solto, quando trocou tiros com rivais no bairro Risoleta Neves, na zona Norte. Lucas chegou a ser baleado nas nádegas, foi atendido no Hospital do Buenos Aires e liberado.

Áudio e lista

Há cerca de três semanas, Lucas de Manaus chamou a atenção da mídia piauiense após correr pelas redes sociais uma mensagem de áudio onde ele comentava a morte do antigo comandante do 1º BPM, Major Mayron Moura, morto em um assalto no dia 21 de março. Na gravação, Lucas afirmava que o policial militar era “miliciano”, e que mais policiais seriam mortos. “Depois que foi preso, ele disse que não ia matar policiais militares, mas que estava ameaçando dois bandidos que haviam sido expulsos da PM”, explicou o delegado Bareta.

O nome de Lucas ainda apareceu, dias depois, em uma lista de pessoas supostamente marcadas para morrer. O papel com nomes, sob o título de “Lista para Morre” (sic), foi encontrado em uma abordagem policial e divulgado na mídia. Lucas era primeiro da lista, e ao seu lado há a palavra “líder”. O delegado Bareta, entretanto, afirma que desconhece a lista, e refuta a ideia de que Lucas tenha sido algum tipo de líder.

Lista com nome de supostos marcados para morrer é encabeçada por Lucas de Manaus (Foto: Divulgação/ Redes sociais)

“Um líder é um estrategista. Como alguém é líder e fica falando demais, se expondo? Se ele fosse um líder, não falava tanta coisa quanto ele falou”, comentou o delegado.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: