Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PRF prende 61 pessoas por crimes ambientais no Piauí durante operação

12 pontos de extração ilegal de recursos minerais foram embargados. Operação também resultou na apreensão de 490 metros cúbicos de madeira.

06/05/2016 13:14

A Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF) apresentou hoje (06) o balanço final de uma mega-operação deflagrada em todo o Estado, com o objetivo de combater a prática crimes ambientais. A ação contou com o apoio do IBAMA e reuniu 60 policiais e 20 viaturas.

Em uma semana, foram contabilizadas 61 prisões, apreensão de 12 armas de fogo e 94 animais silvestres, e recolhimento de 490,94 metros cúbicos de madeira irregular. Além disso, foram encontrados equipamentos de caça e captura de animais e uma motosserra. A PRF fiscalizou ainda pontos de extração de recursos minerais e naturais que operavam de forma ilegal.


No Norte do Piauí, foram identificados cinco pontos de extração ilegal de minérios, sendo um em Piracuruca e quatro em Parnaíba, com seis pessoas presas. Já no Sul, foram encontrados outros sete locais de exploração ilegal, gerando um total de trechos embargados. A PRF destaca ainda a apreensão de mais de 20 caminhões com cargas ilícitas de madeira ou minérios, bem como de material alimentício como leite.

Extração de madeira

A Operação teve início no último dia 30, com fiscalização nos arredores de Teresina, até Piripiri. Somente nas primeiras 24 horas, três pessoas foram presas e três caminhões foram retidos transportando 44,64 metros cúbicos de madeira. No domingo (01), em Santa Inês do Maranhão, a PRF apreendeu mais quatro caminhões com 121,03 metros cúbicos de madeira irregular. Na segunda (02), em Morro Cabeça do Tempo, um homem foi preso portando uma motosserra sem autorização.


Animais abatidos

Na terça-feira (03), a PRF flagrou dois homens vendendo tatus abatidos às margens da BR-316. Interrogados, eles informaram que havia, próximo ao local, um depósito de animais prontos para o abate, onde os policiais apreenderam mais 11 tatus abatidos, um vivo, prendeu três pessoas, apreendeu um adolescente e recolheu quatro espingardas.

Na quarta-feira (04), mais quatro pessoas foram presas transportando animais silvestres abatidos. Os flagrantes se deram nas cidades de Colônia do Gurgueia, Cristino Castro, Imperatriz do Maranhão e Manoel Emídio. Ao todo, mais seis tatus foram recolhidos.


Extração ilegal de recursos

Na segunda-feira (02), em Piracuruca, a PRF flagrou dois caminhões transportando piçarra sem qualquer documento que comprovasse a origem legal da carga. Seguindo em diligências, os policiais encontraram um trecho de extração mineral ilícita, onde apreenderam uma escavadeira abastecimentos caminhões.

No domingo (01), a polícia já havia apreendido 15 toneladas de calcário sendo transportado irregularmente. Na terça (03), em Parnaíba, a PRF flagrou quatro caminhões com carregamento irregular de pedras. Só na Região Norte do Estado, a polícia identificou mais quatro pontos de exploração ilegal de recursos minerais.

Além dos casos de exploração ilegal de minérios no Norte, sete novos casos foram encontrados no Sul do Piauí, em Bom Jesus nos últimos dois dias, resultando na prisão de cinco pessoas.

Armas de fogo

Além das duas espingardas encontradas em Pedro II nos primeiros dias da ação, dois homens foram presos transportando cinco espingardas e seis munições em Imperatriz, e outro foi pego com três espingardas e um tatu abatido em Imperatriz.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações da PRF-PI
Mais sobre: