Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Trinta presos tentam fugir por túnel na Casa de Custódia

O túnel com cerca de 15 metros dava acesso à área externa do presídio.

23/05/2016 08:29

Cerca de 30 presos tentaram fugir por um túnel na Penitenciária Casa de Custódia na noite deste domingo (22). O buraco, de quase 15 metros, foi descoberto pelos agentes penitenciários que estavam de plantão por volta das 23h, no Pavilhão B. 

De acordo com o presidente do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho, os agentes desconfiaram de uma movimentação estranha quando perceberam o túnel. “Quando foi descoberto já tinha alguns presos dentro do túnel, já para fugir”, disse Vilobaldo. O buraco escavado pelos detentos dava acesso à área externa do presídio.

Ainda segundo o presidente do sindicato, o pavilhão B sofre com a superlotação de presos. O local foi construído para abrigar até 60 detentos, mas atualmente possui 250 homens. Isto, para Vilobaldo Carvalho, dificultou o trabalho dos agente durante a contenção dos presos.

“Os agentes não tinham condições de entrar na cela para fazer captura dos presos. Não tem efetivos para adentrar na cela nessa situação. Então os agentes ficaram monitorando tudo pelo lado de fora da cela, até eles retornarem”, explicou.

Só neste final de semana foram registrados tentativas de fuga na Penitenciária Mista de Parnaíba e no Hospital Penitenciário, todas abortadas pelos agentes de plantão.

Morte

Na madrugada de ontem um detento foi morto da cela 3 do pavilhão H. José Carlos Pacheco de Araújo foi encontrado dependurado nas grades no início da manhã deste domingo.

Segundo Kleiton Holanda, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, ainda não se sabe qual teria sido o motivo do crime, mas tudo indica que ele foi morto por conta da superlotação na unidade.

Esta é a 20ª morte registrada no sistema prisional só este ano, envolvendo assassinatos, problemas de saúde e detentos em regime semi-aberto que foram mortos fora dos presídios. 

Edição: Nayara Felizardo
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: