Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presos são flagrados tentando fugir da Irmão Guido por túnel

O fato aconteceu na manhã desta segunda (06), nove presos tentaram fugir da penitenciária

06/11/2017 12:57

Policiais militares em conjunto com agentes penitenciários evitaram a fuga de nove presos da Penitenciária Irmão Guido, na manhã desta segunda-feira (06).  O fato ocorreu por volta das 11h da manhã, quando os detentos tentaram fugir por um túnel que dava acesso à área externa dos pavilhões. 

Os detentos que que tentaram fugir foram reconhecidos como, Ademir Vieira Barros; Edeisom Nonato de Castro; Franciel Guaiberto Mendes; Felipe Vieira M. Silva; Gabriel Vitor Ferreira; José Carlos Rodrigues; Joilson Reis dos Santos; Marcelo Bruno dos Santos; Paulo Sérgio Gomes.

 
Túnel cavado de dentro da cela até a área externa da Penitenciaria. Foto: Divulgação

Jefferson Dias, diretor sindical do Sinpoljuspi (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí), relata que os presos tentaram fugir por um túnel que foi cavado dentro de uma cela e dava acesso a área externa, porém, a ação foi vista pelos agentes por meio das câmeras de monitoramento. 

“Os presos eram do pavilhão B, foram nove ao total. Porém, quando fomos abordá-los, um deles nem saiu de dentro do túnel e voltou para dentro da penitenciária. Os outros oitos foram presos já do lado de fora”, disse. 


Os presos foram recapturados antes de chegarem a área externa da penitenciária. Foto: Divulgação

Segundo o gerente da Penitenciária Irmão Guido, Josiel Lima, um procedimento administrativo será aberto para apurar o ocorrido e devem ser aplicadas medidas disciplinares sobre os presos.  Também será encaminhada comunicação ao Poder Judiciário, para adotar providências sobre os detentos que tentaram fugir. Uma vistoria geral está sendo realizada no presídio.

A Secretária de Justiça e Cidadania (SEJUS), informou por meio de nota que a Penitenciária Irmão Guido está passando por uma reforma e ampliação, para reforçar a estrutura e dificultar possíveis novas tentativas de fugas. Além disso, procedimentos de segurança estão sendo melhorados para evitar distúrbios como motins.

Edição: Maria Clara Estrêla
Por: Geici Mello
Mais sobre: