Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Preso sofre tentativa de homicídio dentro da Casa de Custódia

Detentos usaram um vergalhão pata atacá-lo. Seu estado é grave.

06/04/2016 15:37

Um preso da Casa de Custódia, identificado como Maicon Araújo de Moura, sofreu uma tentativa de homicídio na manhã de hoje (06), durante o banho de sol. Presos o atacaram com um vergalhão, mas ele foi socorrido com vida e encaminhado em estado grave para HUT. A informação é do diretor de assuntos sindicais do Sinpoljuspi, Jefferson Dias.

De acordo com ele, Maicon dividia a cela C do pavilhão E com mais 12 presos, e alguns já tinham rixas antigas, desde antes de darem entrada no presídio. “São dois problemas principais: muitos deles já chegam aqui com inimizades e são colocados para dividir um espaço que já está pequeno para abrigar todos”, explica Jefferson, referindo-se à superlotação da Casa de Custódia.

O presídio, segundo o Sinpoljuspi, tem capacidade para abrigar 330 presos, e, atualmente, está com mais de 900, atingindo o triplo do que realmente suporta.

Sobre o estado do preso atacado, o agente Jefferson informou que ele foi encaminhado inconsciente para o HUT, com várias perfurações nos membros superiores, e teve que passar por uma cirurgia. “O último boletim que recebemos nos disse que ele estava em coma e em observação, e que seu estado era bastante delicado”, finaliza o agente.

Os agentes penitenciários fizeram uma varredura na Casa de Custódia à procura de materiais cortantes e outros objetos que pudessem ser usados como arma. Não houve agitação no momento da tentativa de homicídio, e todos os presos já estão de volta às celas.

Em nota, a Secretaria de Justiça informou que está abrindo procedimento administrativo para investigar a agressão ao preso Maicon de Moura. A Sejus ressaltou que já identificou os suspeitos da ação e providenciou todo o atendimento ao detento após o ocorrido.

Confira a nota na íntegra:

"A Gerência da Casa de Custódia de Teresina informa que está abrindo procedimento administrativo para investigar a agressão a detento da unidade, ocorrida nesta quarta (6). A Gerência ressalta que já identificou os suspeitos da ação, que aconteceu no Pavilhão E. A Gerência frisa que, após o ocorrido, o detento agredido recebeu atendimento médico imediato e foi encaminhado para unidade hospitalar, onde passou por cirurgia".

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: