Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Preso homem acusado de manter os pais idosos em situação de abandono

O pai foi encontrado em cima de uma cama, totalmente despido, num cômodo com fezes espalhadas pelo chão.

10/11/2015 18:11

A Delegacia do Idoso de Teresina efetuou, na última sexta-feira (6), a prisão de um homem acusado de manter os pais idosos em situação degradante e de completo abandono. O caso ocorreu no bairro Parque Piauí, zona sul da capital, e só foi descoberto pela Polícia graças a uma denúncia anônima. 

Segundo a delegada Daniela Barros, titular da Delegacia do Idoso, os pais do acusado viviam num ambiente "absolutamente inóspito e desumano". O flagrante foi realizado por uma equipe integrada por policiais civis e por uma assistente social. 

O pai foi encontrado em cima de uma cama, totalmente despido, num cômodo com fezes espalhadas pelo chão. Por conta da idade avançada, ele não consegue mais se locomover sem a ajuda de outras pessoas. Já a mãe do acusado, embora apresente uma aptidão física melhor que a do marido, também vivia em situação de abandono. 

De acordo com a Polícia, para evitar que outras pessoas vissem o cenário de completo descaso, o filho isolou os pais idosos do convívio social, impedindo até mesmo que médicos fossem à residência para verificar o estado de saúde do casal. "Nós suspeitamos que essa situação vinha ocorrendo há um bom tempo. E, além de submeter o casal de idosos a uma condição deplorável, o filho também usava os proventos do pai para ostentar produtos caros, como cordões e relógios de ouro", detalha a delegada.

O homem foi preso em flagrante, no mesmo imóvel onde estavam os pais. "Viviam os três na mesma casa, mas os pais foram colocados pelo filho num prédio anexo, uma espécie de depósito. Eles não eram tratados como seres humanos, eram tratados como resto, numa situação de total vulnerabilidade. Nem comida havia na geladeira", relata a titular da Delegacia do Idoso.

O filho será indiciado pelos crimes previstos nos artigos 99 e 104 do Estatuto do Idoso, cujas penas somadas podem chegar a três anos de prisão.

O casal de idosos foi levado para o Lar de Santana, e o cartão magnético para retirada da aposentadoria foi devolvido ao idoso. "Agora caberá à Justiça decidir sobre a pena que será imposta ao filho e se ele ainda poderá ficar responsável pela guarda dos pais", conclui a delegada. 

 

Mais sobre: