Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presídios registram duas tentativas de fuga em menos de 12 horas

Túnel no presídio de Esperantina tinha quase seis metros.

22/07/2015 17:23

As penitenciárias de Bom Jesus e de Esperantina registraram duas tentativas de fuga nesta terça-feira (21). A primeira ocorrência foi por volta das 13h e a segunda às 23h. Considerando os dois presídios, pelos menos 14 homens teriam conseguido fugir se a ação não tivesse sido abortada.

Fotos: Divulgação/Sinpoljuspi

Segundo o representante do Sindicado dos Agentes Penitenciários, Kleiton Holanda, a primeira tentativa de fuga ocorreu no momento do banho de sol, no presídio de Bom Jesus, e envolveu três detentos. “Eles aproveitaram que não tinha militares na guarita, amarraram lençóis e escalaram o muro do pavilhão”, conta Kleiton.

Os agentes perceberam a movimentação e conseguiram evitar que os detentos chegassem ao exterior do presídio. “É uma realidade em todo o Estado a falta de vigilância eletrônica, cerca elétrica e sensor de presença nas penitenciárias. Isso torna as fugas mais fáceis”, denuncia o sindicalista.

A capacidade do presídio de Bom Jesus é de 87 presos, mas existem 130 homens na unidade.

Presos fazem túnel de quase 6 metros

A segunda tentativa de fuga ocorreu no presídio de Esperantina, onde os presos cavaram um túnel de aproximadamente seis metros de comprimento na cela 1 do pavilhão B. O local abriga 11 presos, mas tem capacidade para apenas cinco.

Kleiton Holanda informou que os agentes penitenciários ouviram um barulho e desconfiaram. A Força Tática e os militares foram chamados para reforçar a segurança e ajudar na vistoria das celas.

Para cavar o túnel, os presos usam vergalhões retirados da estrutura da paredes. “Existe muita força de trabalho, porque são 11 homens. Não demora muitos dias para concluir o serviço. Era uma questão de horas, porque eles já estavam quase chegando na parte externa do presídio”, disse Kleiton.

Em Esperantina existem 265 detentos, onde existe capacidade para 157.

Todos os envolvidos na tentativa de fuga serão punidos em Bom Jesus e Esperantina serão punidos com a perda temporária do direito ao banho de sol e de receber visita, além de ficarem algum tempo no isolamento.

Mais sobre: