Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presa dupla que usava controle para 'abrir' veículos e furtar objetos de valor

Em poder dos suspeitos os militares encontraram diversos smartphones, dois notebooks, perfumes, cartões de bancos e documentos de vítimas.

09/01/2017 14:46

A Força Tática da Polícia Militar efetuou a prisão de dois homens acusados de usar uma espécie de controle remoto, semelhante ao do alarme, para abrir veículos e furtar objetos de valor, sem a necessidade de arrombamento. 

A dupla foi capturada por volta das 11 horas desta segunda-feira (9), no município de Picos, a 327 km da capital.

Em poder dos suspeitos os militares encontraram diversos smartphones, dois notebooks, perfumes, cartões de bancos e documentos de vítimas.

De acordo com a Polícia, este controle era  usado pelos suspeitos para abrir veículos sem a necessidade de arrombamento 

Os suspeitos foram identificados como Carlos Andreolle dos Santos Lima e Rafael Henrique de Araújo Silva, ambos da cidade de Imperatriz, no sul do Maranhão. Ambos foram autuados por furto qualificado.

Uma das vítimas que compareceu à delegacia para registrar queixa informou à Polícia que foi alvo dos criminosos na última quarta-feira. 

O delegado Gilberto Franklin, de Picos, explica que o controle, na realidade, não consegue abrir veículos, mas sim bloqueia o acionamento da trava pelos proprietários, no instante em que eles deixam seus carros estacionados. 

"No momento em que a vítima desce do veículo e aperta a trava, eles ficam nas proximidades e acionam o dispositivo, que impede que o veículo seja travado", explica o delegado.

Ainda segundo Gilberto Franklin, em geral os suspeitos tinham como alvos prioritários os veículos caros, por considerarem que neles eram maiores as chances de haver bens valiosos guardados.

Uma das vítimas, um advogado, compareceu à delegacia ainda na tarde desta segunda-feira para reaver seus bens roubados. Ele relatou ao delegado que os suspeitos sacaram uma quantia de R$ 1.900 de sua conta. Na sua carteira, além dos cartões bancários, o advogado também guardava uma das senhas, o que permitiu que a dupla realizasse a retirada do valor num caixa eletrônico. "Nós, inclusive, já tivemos acesso às imagens registradas pelas câmeras de segurança, que mostram o momento em que eles realizaram o saque na conta da vítima", afirma Gilberto Franklin.

Delegado recomenda atenção ao travar portas de veículos

O delegado recomenda que os proprietários de veículos tenham atenção ao acionar o travamento automático, verificando se as portas estão realmente fechadas, e que jamais deixem objetos de valor à mostra dentro dos veículos.

Gilberto Franklin também pede às pessoas que recentemente tiveram objetos furtados de dentro de veículos que compareçam à delegacia para reaver seus bens.

 


Por: Cícero Portela
Mais sobre: