Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura assina hoje nomeação de 50 guardas municipais

Inicialmente guarda atuará no Parque Lagoas do Norte, Parque da Cidadania e Praça da Bandeira; mais 50 devem ser nomeados em agosto.

29/06/2016 11:31

Às 16 horas de hoje (29) o prefeito de Teresina Firmino Filho deve assinar a nomeação de 50 guardas municipais de Teresina, aprovados em concurso público. Pelo cronograma definido pela Prefeitura, serão convocados 50 guardas municipais hoje e outros 50 no dia 1 de agosto.A Guarda Municipal terá a função de proteger o patrimônio e serviços da prefeitura.

O major Amorim será o comandante da nova guarda. Ele explica que, a princípio, pelo tamanho reduzido do grupo, a Guarda Municipal atuará em três locais: no Parque Lagoas do Norte, na Praça da Bandeira e no novo Parque da Cidadania.

“Vamos focar nesses locais, mas temos a possibilidade de expandir. Começaremos com um pessoal novo e em número reduzido. Então temos que começar pequenos, mas com responsabilidade”, disse o major. Segundo ele, os locais são passíveis de mudanças, dependendo das demandas da população.

O major comenta que o Parque Lagoas do Norte e a Praça da Bandeira têm sido abandonados pela população, por estarem ocupados pelo consumo e venda de drogas. “Muito do que acontece no Lagoas do Norte, por exemplo, são pequenas contravenções. A PM tem agido lá, mas a PM tem problemas maiores.”, disse o major Amorim. No caso do Parque da Cidadania, o objetivo é manter o local como está.

Após a nomeação, os aprovados e treinados para a Guarda Municipal terão o prazo legal de 30 dias para assumir a função. Serão armados, e vão dispor de viaturas, motos e bicicletas para atuar nos parques. O salário inicial é de R$ 1.100 e o regime de trabalho é de 12h por 36h folgadas.

O resultado do concurso foi homologado e publicado no Diário Oficial do Município da última quarta-feira, contendo os 207 nomes dos classificados que fizeram o curso de formação.A administração municipal, em conversas com os classificados, garantiu ainda que todos os 207 classificados após o curso de formação serão convocados gradativamente, obedecendo à disponibilidade orçamentária e financeira do município, no prazo de vigência do concurso que é de 2 anos.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento (Estagiário)
Mais sobre: